Trabalho agosto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Departamento de Arte – Curso de Letras
Disciplina: Romance na Literatura Brasileira
Prof.ª Dra. Maria Aparecida Junqueira
Aluna: Mayara Ramos RA: 00095096
Exercício de leitura: Agosto, de Rubem Fonseca

1- Quais são as duas tramas principais de Agosto, em torno das quais as ações se desenvolvem? Qual é o ponto central da trama emAgosto?
Em Agosto temos duas tramas principais: Temos os fatos históricos de determinada época do Brasil que seria a trama urdida por Gregório Fortunato (conhecido como “Anjo Negro”, Gregório é guarda pessoal de Getúlio Vargas) para assassinar o jornalista Carlos Lacerda (conhecido como “O Corvo”) que é um radical opositor ao governo Vargas. Temos também a trama ficcional que se entrelaça com osfatos históricos, que relata o assassinato de um empresário (Gomes Aguiar) a ser desvendado pelo personagem principal,o delegado Alberto Mattos que investiga os dois planos, tanto o ficcional como o histórico. O ponto central da trama no entanto é pressuposto, na realidade o autor têm como intuito fazer denúncias das moléstias sociais e da corrupção do governo.

2- A partir de seuconhecimento, inclusive aristotélico, explique “história” e “ficção”, levando em consideração o romance Agosto.
História é a narração dos eventos realmente ocorridos e Ficção é a imitação das ações humanas.Em Agosto temos a História, os acontecimentos reais dos anos em que Getúlio Vargas comandava o pais, e por outro lado temos a denúncia da pratica da corrupção e as mazelas sociais nos mostrando e imitandoas ações humanas, nos mostrando o possível segundo a necessidade e a verossimilhança.Enquanto a historia se preocupa com uma visão objetiva da realidade, a ficção se atém a subjetividade e à imaginação.
3- Nota-se na literatura da 2ª. Metade do século XX, um retorno ao passado remoto, são exemplos os romances de Umberto Eco e José Saramago. Essa ficção tem diferenças fundamentais com o chamadoromance histórico clássico. Percebe-se: ausência de triunfalismo, diversificada perspectiva temporal do narrador, explicação da natureza ficcional, caráter auto-reflexivo, intertextualidade, recorrência à paródia. Tais aspectos podem ser encontrados em Agosto.
Reflita sobre Agosto, considerando esses traços que singularizam o romance histórico contemporâneo.
Em Agosto temos o relato de algunsdias do governo de Vargas, contado cronologicamente, são 26 capitulos e cada um corresponde a um dia do mês de Agosto de 1954, antes do suicídio de Vargas. O personagem principal é um personagem fictício puramente inventado que faz ligação entre o histórico e a ficção. Os aspectos históricos são apresentados detalhadamente de forma que sejam incontestáveis as afirmações, as personalidades históricassão apenas citadas ou fazem parte apenas do pano de fundo da narrativa. O narrador em terceira pessoa do discurso dá um aspecto de imparcialidade e simula um distanciamento.Por fim, Rubem Fonseca entrelaça ficção e história ao contar em ritmo policial o fim da Era Vargas.
4- Em Crimes do texto, Vera Lúcia Follain de Figueiredo (2003, p.134), crítica de Rubem Fonseca, afirma que Agosto“diferencia-se também da maioria dos romances contemporâneos que tematizam o passado do país. Isto porque, em Agosto, a ênfase não recai sobre a desmistificação das figuras proeminentes no período histórico enfocado – ou seja, não se trata de trazer à tona aspectos da vida privada de Getúlio Vargas ou de Carlos Lacerda, seu principal adversário, para mostrar que eram figuras menores, idealizadas pelahistória official”
À luz dessa afirmação, levante hipóteses, tendo em vista seu conhecimento do romance, para explicar o que pretende tal romance ao proceder dessa forma.
O romance pretende apenas retratar sob um plano ficcional a trama de dois assassinatos a serem desvendadas pelo comissário Mattos, o período histórico enfocado não é desmistificado pois não é desejo do autor que sejam incluídos de...
tracking img