Novas tecnologias - ti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Defina:

1.a) novas tecnologias
E' o conjunto de tecnologias de informação e comunicação criadas a partir da década de 70 através da convergência das telecomunicações e informática.
A partir da metade do século passado, novas tecnologias foram descobertas e afetaram drasticamente o modo de vida da população. Dentre os três maiores inventos do século na área tecnologicacitamos o televisor, o telefone e o computador.


1.b) informação
Os dicionários definem informação como o ato de informar. sob essa visão, a informação é vista como "algo" advindo de uma ação, advindo do verbo informar. Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimentodo sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe. Informação enquanto conceito, carrega uma diversidade de significados, do uso quotidiano ao técnico. Genericamente, o conceito de informação está intimamente ligado às noções de restricao,comunicação,controle,dados,forma,instrução,conhecimento,significado,estimulo,padrão,percepção e representação de conhecimento. O conceito, a noção que temosde informação é bem vago e intuitivo. Quando fazemos uma pergunta, estamos pedindo informação. quando assistimos televisão ou um filme, estamos absorvendo informação. Ao ler um jornal, uma revista em quadrinhos, ou ao ouvir uma música, sabemos que estamos lidando com algum tipo de informação. Até quando contamos uma piada estamos transmitindo informação. Usamos, absorvemos, assimilamos,manipulamos, transformamos, produzimos e transmitimos informação durante o tempo todo, durante todo o tempo.

1.c) novas tecnologias de informação
Chamam-se de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolucao Informacional , "Revolução Telemática" ouTerceira Revolucao Industrial, desenvolvidas gradativamente desde asegunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalizacao e da comunicação em redes(mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagens,estática,video e som).Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o surgimento da "sociedade da informação". Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas.



2) Com o surgimento constante de Novas Tecnologias da Informaçãoe da Comunicação, você acha que estamos ficando reféns ou escravos dessas facilidades tecnológicas? Exponha suas idéias.
Sim. Por mais que as novas tecnologias nos facilitam o dia a dia e' inevitável negar que acabamos nos tornando escravos delas.
Hoje em dia e' comum ir ao banco e eles nos deixarem longos períodos esperando pois estão "sem sistema" . O que aconteceria se houvesse uma panemundial em todos sistemas? Hospitais, Escolas, Transito, Aeroporto, Malha ferroaria, Bolsa de valores, Bancos,Empresas sao todos 100 por cento dependentes das novas tecnologias da informação vide computadores, fisicamente falando e internet.
A nível individual da população estamos nos acostumando cada dia mais com as facilidades que a tecnologia nos proporciona. O que ha' alguns anos seriaimpensável, hoje se tornou uma realidade banal, 'e muito comum o uso hoje em dia de cartões de credito e debito, o dinheiro plástico,onde toda transação de compra e venda e' feita eletronicamente ao invés de cédulas de papel, saímos de carro para um endereço desconhecido e ligamos o GPS (sistema de posicionamento global, numa tradução livre) e ele nos leva aonde queremos chegar. Pagamos nossas contas e...
tracking img