Noticias de uma guerra em particular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O documentário brasileiro “Noticias de Uma Guerra Particular” conta o depoimento das pessoas mais diretamente envolvidas no conflito dos morros, o policial, o traficante e no meio do fogo cruzado, osmoradores. É um documentário imparcial, mostra todos os lados, sem opinar.
O policial do Bope, Capitão Pimentel, conta dos seus sentimentos contrários de coragem e medo ao mesmo tempo. Queparticipa de uma guerra todos os dias.
Adriano, 29 anos, diz roubar para se alimentar e não para se drogar. Para ajudar a família, para se manter. Nunca pensou em fazer maldade com ninguém.
A moradoraHilda trabalha muito e é dedicada a família. Tem muito medo dos filhos seguirem o caminho errado. Outros moradores acham que o lado positivo das armas com os traficantes, fez com que os policias entrassemcom mais receio no morro e não como era antes, aonde eles entravam já chutando portas, cheios de si. Mas também teve seu lado negativo, pois para cobrar os traficantes não se importam quem é. Vãomatando para servir de lição para outros. Essa nova geração de traficantes tem o espírito suicida, não querem saber se vão morrer ou matar.
O escritor Paulo Lins conta que antigamente quem traficavaeram pessoas idosas, pois não era algo muito intenso, não existia a cocaína, somente maconha na favela. Cocaína era droga isolada, coisa de rico. Quando a cocaína chegou às favelas a coisa ficou maisviolenta, houve muitas mortes. A imprensa, a mídia só foi descobrir a violência quando ela saiu da favela. Aonde as pessoas precisavam roubar, sequestrar para terem dinheiro para comprar a droga.
Osmoradores relatam a ajuda que recebem dos traficantes quando precisam, para comprar remédio, gás e alimentos. Se morrer alguém no morro, são os traficantes que fazem o enterro.
O BOPE recebetreinamento para invadir favelas, tornando se uma das mais eficientes nesses combates.
Quando um traficante mata um policial é comemorado com fogos de artifício, com festas. Um adolescente afirma gostar da...
tracking img