Pesquisa isolantes termicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FENÔMENOS DE TRANSPORTES
Pesquisa sobre tipos de isolantes térmicos,
Condutividade térmica e características




Cortiça
É o material isolante térmico de uso mais antigo. Normalmente é usado na forma de aglomerados, formando painéis. Deve ser tratado contra o ataque de fungos, pois é uma material orgânico (de origem biológica). Sua maior vantagem é a inércia térmica que apresenta.
Densidade: 110 kg/m3
 Coeficiente de condutividade para o painel aglomerado: 0,039 W/(m.K).

Lã de vidro
Quando se tem um telhado de telhas com um forro em amadeiramento e se deseja isolá-lo com lã de vidro deve-se usar um produto para tal fim, que é uma lã de vidro em painéis com maior densidade, hidrófugo e higroscópico. Quando se tem um teto de folha de chapa, a linha de produto que se deveutilizar é o revestimento com uma folha de alumínio reforçado em uma face para que atue para o aumento da resistência mecânica, como barreira de vapor e como material refletivo.
 Coeficiente de condutividade: 0,065 a 0,056 W/m•K (0,056 a 0,049 kcal/h•m•°C)
Como no caso anterior se vende na forma de manta, de painéis aglomerados e coquilhas de isolamento de tubulações.

Lã natural de ovelhaEste isolamento é a versão natural e ecológica dos isolamentos lanosos.
Diferentemente da lã de rocha ou da lã de vidro, a lã de ovelha é obtida de forma natural e não necessita, obviamente, de tratamento a altas temperaturas para ser produzida.
É muito resistente e um regulador de umidade muito eficiente, fato que contribui enormemente no conforto no interior das edificações.
 Coeficiente decondutividade: 0,043 W/m.K
Como nos casos anteriores é vendida na forma de manta, de painéis aglomerados e também em flocos. Vidro expandido
Embora atualmente seja relativamente pouco usado, é um material muito interessante, devido que além de um isolante térmico é uma barreira de vapor muito eficiente, o que não é normal nos isolantes térmicos.
É constituído por vidro reciclado e geralmentecolorido suavemente, pois não existe problemas com a cor do produto, com o qual é feita uma espuma a quente, deixando células estanques com gás enclausurado, que atuam como meio isolante. Como mencionado, ele funciona adequadamente como uma barreira de vapor, o que torna este material muito adequado para o isolamento de pontes térmicas na construção, como pilares em paredes. Sua rigidez torna-se maisadequada do que outros isolante para cobri-lo de gesso.

Poliestireno expandido (EPS)
O material de espuma de poliestireno, mais conhecido em Portugal como Esferovite e no Brasil como Isopor, é um isolante derivado do petróleo e do gás natural do qual se obtém opolímero plástico do estireno na forma de grânulos. Para construir um bloco de, por exemplo, 1 m³, se incorpora num recipiente metálicouma certa quantidade do material que tem relação com a densidade final do mesmo e ao injetar vapor d'água se expandem os grânulos até formar um bloco. Este é cortado em placas da espessura desejada para sua comercialização mediante um arame metálico quente.
Devido a sua combustibilidade são incorporados retardantes de chama na sua produção passando o poliestireno assim composto a ser denominadodificilmente inflamável.
 Possui um bom comportamento térmico em densidades que vão de 12 kg/m³ a 30 kg/m³
 Tem um coeficiente de conductividade de 0,045 a 0,034 W/m•K, que depende da densidade (por regra geral, uma maior densidade implica menos isolamento)
 É facilmente atacável pela radiação ultravioleta pelo que deve ser protegido da luz do sol.
 Possui uma alta resistência à absorçãode água em estado líquido.

Espuma celulósica
Material isolante constituído de espuma de celulose, possui um poder isolante térmico aceitável e é um bom absorvedor de som. Ideal para ser aplicado pela parte inferior de galpões por ser um material 100% ignífugo de cor branca e por sua rapidez ao ser colocado.
 Tem um coeficiente de condutividade média de 0,03 W/m•K
Quando submetido a...
tracking img