Biografia sobre michelangelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Michelangelo - Ícone da Renascença Italiana Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni, nasceu em Caprese, 6 de março de 1475.Foi pintor, escultor, poeta e arquiteto, seu grande prazer era desenhar.Na biografia de Michelangelo, consta que ele era um homem arrogante e insatisfeito com ele mesmo. Nunca foi chegado a bebida, apesar de ser solitário e melancólico. Seu pai, de uma família daaristocracia Florentina, nunca aceitou sua inclinação para as artes e por conta disso espancou Michelangelo por encontrar desenhos em seu caderno. Aos seis anos de idade perdeu sua mãe e foi entregue aoscuidados de uma ama-de-leite, cujo marido era cortador de mármore, o que despertou nele a vocação para escultor.
Escreveu muitos poemas, mas foi a pintura e a escultura que o tornou um ícone daRenascença ao lado do grande gênio Leonardo da vinci.
Michelangelo começou seus estudos como aprendiz de Domenico Ghirlandaio,um pintor renascentista italiano contemporâneo de Botticelli e Filippino Lippi,que formou toda uma geração de excelentes artistas.
Mas tarde foi estudar escultura com Bertoldo di Giovanni, escultor italiano e aluno e assistente de Donatello.
1490 a 1492, Michelangelo foi paraFlorença estudar na escola de escultura de Lourenço de Médice, rico banqueiro e mecenas, protetor de escritores, sábios e artistas, Lourenço foi o impulsor das primeiras imprensas italianas e iniciou omovimento renascentista, que rejeitava a ciência escolástica e teológica, para valorizar a pesquisa e a busca do sentido da vida, colocando o Homem no centro do Universo.
Nesse período que esteve emflorença, Michelangelo criou dois relevos:A Batalha de CentaurosA Madonna da Escada
Após a morte de Lourenço Médice, saiu de Florença para Bolonha e em 1496 para Roma, onde produz:PietáBaco
Quatroanos mais tarde, Michelangelo voltou à Florença, onde produziu sua mais famosa escultura, David, feita em mármore de Carrara, concluída em 1504.
Essa escultura consagra Michelangelo como um...
tracking img