Nossa

628 palavras 3 páginas
Saiba fazer apresentações para o chefe com uso de recursos visuais
Reinaldo Polito
Apresentação de subordinado para chefe tem suas peculiaridades. Como tem hierarquia na relação, quase sempre o chefe não tolera enrolação e exige objetividade. Essa história de subordinado esticar a exposição com excesso de detalhes pode não dar bom resultado. Especialmente se entrarem em jogo os recursos visuais.
Depois de três ou quatro telas, a paciência se esgota e surge a frase mais ou menos padrão: como é que é, vai demorar muito tempo para chegar ao ponto? Ou, quando a chefia pega mais leve: talvez desse para pular essas etapas intermediárias e chegar logo ao que interessa.
Dica para sequência da projeção
Nas apresentações para o chefe, o procedimento mais indicado é mostrar logo de saída um slide com resumo de toda a informação. Por exemplo, os custos, a receita, o resultado líquido e o tempo necessário para o retorno do investimento.
LANÇAMENTO
* Livro dá dicas para fazer apresentações
De posse dessas informações, seria normal que o chefe desejasse saber a seguir como o subordinado chegou àquele resultado. Assim, os slides com as fases iniciais do estudo poderiam ser expostas com tranquilidade e sem atropelos.
Apresentação com recursos visuais bem feitos não é sinônimo de excesso de sofisticação. Ao contrário, slides produzidos com cores exuberantes, sons chamativos, mudanças "acrobáticas" das imagens podem dar a impressão ao chefe de que o subordinado perdeu mais tempo em mostrar suas habilidades em usar os recursos tecnológicos do que com o conteúdo da mensagem.
Dicas para elaboração dos visuais
Para que um visual seja elaborado de maneira correta e eficiente, sem falta nem excessos, siga estas orientações:
1 – Coloque um título
2 – Faça legendas
3 – Escreva com letras legíveis - prefira os tipos Arial e Tahoma em corpo acima de 20
4 – Limite a quantidade do tamanho de letras – limite a três tamanhos
5 – Crie frases curtas – limite a sete palavras
6 –

Relacionados