Normas brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Auditoria Contábil
Comentário sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC P 01 e NBC P 03)
NBC P 01
A normatrata dos profissionais Auditores Independentes. A mesma trata da sua competência Técnico-profissional. É descrita a importância dos conhecimentos que o auditor deve ter para executar seu trabalhocorretamente. O auditor deve ter pleno conhecimento dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade. O mesmo ainda deve ter conhecimento dos conceitos e técnicasadministrativas e da legislação específica aplicável à entidade auditada.
A norma trata ainda da independência que o Auditor deve ter. Esse profissional deve ser guiado somente pelos objetivos do seu trabalhoe não pode se deixar levar por fatores externos que interfiram no resultado final das suas atribuições.
São esclarecidas questões como: a responsabilidade do auditor na execução do trabalho, oshonorários que esse profissional deve receber pela realização do seu trabalho, da guarda da documentação usada para a realização dos trabalhos e do sigilo das informações que ficam à disposição do auditor.A norma também presta esclarecimentos quanto à utilização por parte do auditor independente de trabalhos de outros profissionais, como auditores internos e profissionais técnicos de outras áreas. Porfim, a norma fala que o auditor independente deve comprovar a participação em programa de educação continuada, além de prestar exame de competência profissional.
NBC P 03
Essa norma trata doprofissional de auditoria interna. Assim como a anterior, trata da competência técnico-profissional do auditor interno. Fala da autonomia que esse profissional deve ter, uma vez que o mesmo é maissuscetível a interferências no resultado do seu trabalho por estar ligado profissionalmente à empresa e ser um subordinado de sua administração.
A norma descreve os cuidados que esse profissional deve ter...
tracking img