Norma culta ou coloquial qual a escola deve abordar?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Redação.
Linguagem culta ou coloquial, qual a escola deve abordar?

A origem da escrita foi há 50.000 anos de nossa era (com incisões em pedra ou osso) e em 30.000 anos antes da nossa era(figuras gravadas ou pintadas). Os pictogramas constituem a primeira grande invenção do homem no domínio da escrita, sendo as primeiras formas de comunicação entre as pessoas. Os egípcios, anosdepois, desenvolveram a escrita hieroglífica, constituída de belos sinais encontrados em seus túmulos, pirâmides, etc. Eles registraram textos religiosos e documentos importantes em papiros.
O quepesergue sociedade ainda é a questão do preconceito linguístico. Muita gente diz o que se deve e o que não se deve falar e escrever, tomando as regras estabelecidas para a norma culta como padrão decorreção de todas as normas linguísticas. O falante, portanto, tem de ser capaz de usar a variante adequada da língua para cada ocasião. Só que sabemos bem , que as conversas diárias, entre pessoaspróximas não exige a necessidade de ser usada um português totalmente culto.
Isso causa uma certa insegurança entre a exposição de idéias entre a sociedade. Deve-se ensinar as pessoas aquilo na qualelas ainda não conhecem, não tem acesso frequente. O português coloquial é o diário, o natural, o que díriamos que é aquele o qual todo mundo sabe, qualquer um domina. O culto, o padrão deve serensinado, para certas ocasiões, onde exige-se uma postura elegante, de mais conhecimento.
Não há dúvida de que deve ensinar a gramática normativa nas aulas de língua portuguesa, embora sabe-seperfeitamente que ela em si não ensina ninguém a falar, ler e escrever com precisão. É necessária pela questão de conter uma boa quantidade de atividades de pesquisa, que possibilitem ao aluno a produção deseu próprio conhecimento lingüístico, como uma arma eficaz contra a reprodução irrefletida e acrítica da doutrina gramatical normativa.
Portanto é importante concluir, com tais informações que...
tracking img