No atual contexto pode se dizer que as empresas no mundo estão dividas em três setores e cada um com sua importância para a economia mundial e o desenvolvimento social.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Desenvolvido pelos alunos do 4º período do curso de Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria do 1° semestre de 2010, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, o presente propõe a continuidade da empresa criada no semestre anterior.
O trabalho apresenta como tema “Gestão empresarial integrada, no âmbito do direito de empresa com a contabilidade e a análise decustos, para a tomada de decisões em organizações controladoras.
O objetivo é integrar as disciplina de Análise de Custo, Contabilidade Avançada, Direito Empresarial, Introdução a Ciência Atuarial, Introdução a Ciências Sociais, Métodos Quantitativos.
Como objetivos específicos se apresenta:
• Determinar a diferença existente entre a contabilidade integrada e não integrada, verificandoo seu impacto sob o aspecto gerencial da empresa, analisar o custo do produto identificando a viabilidade entre comprar ou produzir.
• Consolidar o balanço da empresa levando em conta a aquisição de uma empresa fabricante de produto importante para o processo de produção da empresa.
• Considerações do contrato social.
• Avaliar a importância do seguro para garantir a continuidadeda empresa.
• Demonstração da organização da empresa.
• Analisar os resultados apresentados pela empresa através de seus relatórios.
Para atender aos objetivos do trabalho, utilizamos como base o trabalho anterior e demos continuidade, para atender as especificações propostas.
Através da empresa criada procuramos responder a questão: qual a importância dados apresentados para oprocesso de tomada de decisão da empresa, considerando as exigências legais.
A justificativa do trabalho é desenvolver análise crítica dos resultados para tomada de decisão, aprimorar o conhecimento dos procedimentos de constituição e continuidade de uma empresa.
As metodologias utilizadas no trabalho foram pesquisa bibliográfica. Todo o trabalho foi desenvolvido respeitando as normasda ABNT.

2. DIREITO EMPRESARIAL





O comércio existe desde a Antiguidade, através dele muitas cidades se desenvolveram e na busca por novos mercados e produtos o mundo foi sendo colonizado. Com a ascensão da burguesia e o de novas formas de trabalho esta atividade toma novas dimensões e surge a necessidade de uma regulamentação mais especifica. Dada a sua importância Juniorafirma:


A atividade econômica sempre foi e é a matriz de relações fundamentais de infra-estrutura determinantes da superestrutura política e jurídica. Sem a preocupação de verticalizar, basta dizer que a necessidade de regulamentação da atividade econômica tem sido um permanente e necessário componente dos sistemas jurídicos, em todas as fases da história humana.(JUNIOR, 2004,p.27).


O Direito Comercial ou Direito Empresarial se desenvolveu como ramo especifico do direito para regulamentar as atividades comerciais, abrangendo todas os aspectos relacionados a esta atividade econômica. Mendonça citado por Junior (2004, p.33) define o Direito Comercial como “a disciplina jurídica regulamentadora dos atos de comércio e, ao mesmo tempo, dos direitos e obrigações daspessoas que exercem profissionalmente e dos seus auxiliares”.


2.1. Empresário



O Código Civil em artigo 966 apresenta a definição de empresário: “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.” (BRASIL, 2008, p.122)
A atividade precisa ser de natureza econômica, produzir ou fazer circularbens ou serviços, de forma organizada combinando os elementos de produção no intuito de manter a continuidade. Neste sentido Restiffe ressalta o papel da administração:


Aspecto econômico-administrativo, a empresa deve coordenar decisões, em especial quanto ao que será produzido ou comercializado, quanto à quantidade de produtos ou serviços que serão colocados à disposição...
tracking img