Nmi e nms

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO:

As síndromes que acometem o neurônio motor superior são traduzidas por déficits motores que interferem na execução dos movimentos, ocorre com maior freqüência nos acidentes vasculares cerebrais (AVC), que acometem a cápsula interna ou a área motora do córtex. As síndromes do neurônio motor inferior ocorrem por lesão do corno anterior da medula ou dos núcleos dos pares cranianosmotores do tronco cerebral e acometem os músculos ou determinados grupos de músculos.

2. DEFINIÇÃO:

NEURÔNIO MOTOR SUPERIOR:

O neurônio motor superior tem seu corpo celular no córtex motor primário, mais precisamente no giro pré-central do lobo frontal (área 4 de Brodmann). Do córtex motor partem axônios que descem pela coroa radiada e cápsula interna, entram no tronco cerebral pelopedúnculo cerebral do mesencéfalo, descem pela região anterior da ponte até chegar à pirâmide do bulbo. Nas pirâmides ocorre o cruzamento da maioria das fibras motoras, fato conhecido como decussação das pirâmides. As fibras que cruzam a linha média nas pirâmides vão formar o trato corticoespinhal lateral que desce pelo cordão lateral contralateral da medula para inervar os músculos distais dos membros,enquanto as fibras que não cruzam formam o trato corticoespinhal anterior, que desce pelo cordão anterior ipsilateral da medula para inervar os músculos proximais bilateralmente.

NEURÔNIO MOTOR INFERIOR:

O neurônio motor inferior tem seu corpo celular no corno anterior da medula. Os axônios do neurônio motor inferior deixam a medula pela raiz anterior, juntam-se com as fibras sensoriaisque entram pela raiz posterior para formar um nervo espinhal. Vários nervos espinhais se juntam para formar os plexos que darão origem aos nervos periféricos que chegam aos músculos através da junção neuromuscular. Assim, os músculos podem se movimentar de acordo com uma ordem do córtex motor.

LIGAÇÃO ENTRE OS NEURÔNIOS MOTORES

Quando os axônios do neurônio motor superior precisam deixar amedula, eles se dirigem dos tratos corticoespinhais para o corno anterior da medula onde estão localizados os corpos celulares dos neurônios motores inferiores. Assim, é no corno anterior da medula que ocorre a sinapse entre o neurônio motor superior e o neurônio motor inferior.

3. SINTOMAS E SINAIS:

Na síndrome do neurônio motor superior o tônus muscular é aumentado, os reflexos sãohiperativos, o trofismo é normal ou pouco afetado. Os sinais ocorrem por lesões dos tratos corticoespinhais e corticobulbares. Na síndrome do neurônio motor inferior o tônus é diminuído, os reflexos são hipoativos e ocorre amiotrofia. Os sinais são lesões do corno anterior da medula ou dos núcleos dos pares cranianos motores do tronco cerebral.

Os principais sintomas que acometem o neurônio motorsuperior são:

• Fraqueza muscular;

• Lentidão da ativação muscular;

• Espasticidade: É aumento do movimento abrupto do tendão, fenômeno do canivete, e um aumento do tônus muscular que é maior nos músculos flexores do braço e extensores da perna. Co-contração inadequada e incapacidade de fragmentar padrões e desempenhar movimentos isolados de uma articulação).
• Hiperreflexia: Éa hiperatividade do sistema corticorreticuloespinhal anterior, o qual é facilitador dos motoneurônios alfa e gama, devido a ausência do reticuloespinhal lateral.
• Clônus: È o estiramento súbito de músculos hipertônicos produz uma contração reflexa. Sendo este estiramento mantido durante o relaxamento que se segue, nova contração reflexa ocorre e isto pode continuar quase que indefinidamentea não ser que re-interrompa o estímulo e isso é mais facilmente demonstrado com a dorsiflexão do pé ou com movimento brusco da patela para baixo, mas pode estar presente em qualquer articulação. (Spillane, 1998).

4. DOENÇAS QUE ACOMETEM O NEURONIO MOTOR SUPERIOR:

É comum, tanto nas lesões cerebrais agudas como crônicas, o envolvimento do neurônio motor superior, suas vias e conexões. Em...
tracking img