Esclerose lateral amiotrofica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Esclerose Lateral Amiotrófica



Sumário

RESUMO4
1.UMA BREVE HISTÓRIA DA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA5
1.2. QUESTÃO DE TERMINOLOGIA6
1.3. CLASSIFICAÇÃO E QUADRO CLÍNICO6
2. ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA)7
2.1.FUNÇÕES NÃO COMPROMETIDAS7
2.3.PASSOS ESSENCIAIS PARA REALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO9
3.EPIDEMIOLOGIA9
4. TRATAMENTO10
5.FATORES DE RISCO11
5.1. TEORIAS ATUALMENTE EMESTUDO12
6.ASPECTOS EMOCIONAIS DO PORTADOR DA DOENÇA12
6.1.ASPECTOS EMOCIONAIS DO CUIDADOR14
BIBLIOGRAFIA16

RESUMODesde 1830, quando Sir Charles Bell relacionou as raízes nervosas com movimento e François Aran descreveu uma nova síndrome denominada Atrofia Muscular Progressiva, os primeiros passos foram dados para a descoberta da Esclerose Lateral Amiotrófica. 
No Brasil, a primeira descriçãoda doença coube ao Dr. Cypriano de Freitas em 1909,
que também ficou conhecida como doença de Charcot e doença de Lou gehrig.
Ela se caracteriza por paralisia progressiva com comprometimento do NMS (Neurônios motores superiores, que estão localizados na área motora do cérebro no giro pré central) e do NMI ( neurônios motores inferiores, que está localizados no tronco cerebral e na porçãoanterior a medula). É a forma mais comum das doenças do neurônio motor.
O envolvimento predominante é da musculatura dos membros, mais os superiores do que os inferiores, seguindo de comprometimento bulbar, geralmente de caráter assimétrico.
Pesquisas apontam que as atividades físicas em excesso, como as praticadas pelos esportistas de competição, podem causar necroses musculares em musculaturas quenão estão preparadas para fazer certa atividade, mas apesar dessas pesquisas, não existe um fator desencadeador definido, acredita-se em causas multifatoriais.
Com o avanço da doença, o paciente vai perdendo seus movimentos e se tornando totalmente dependente devido suas limitações
A ansiedade se apresenta mais comum que a depressão no caso de pacientes terminais, pelo menos durante a progressão dadoença, ver-se morrer, um pouco a cada dia, até chegar ao ponto de mover só os olhos, leva o paciente a um luto antecipado, dando espaço para sentimentos de culpa, raiva, ódio, angustia, hostilidade!

UMA BREVE HISTÓRIA DA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA
Sir Charles Bell, um famoso anatomista e cirurgião britânico, relacionaram as raízes nervosas com movimento. Em 1830, ele descreveu uma mulher,de meia idade, com paralisia progressiva dos membros e da língua, com sensibilidade normal. Ao estudo anatomopatológico verificou se que a porção anterior da medula encontrava-se amolecida, com preservação da porção posterior.
Em 1848, François Aran, um famoso clínico e escritor médico francês, descreveu uma nova síndrome, denominada de Atrofia Muscular Progressiva (AMP), caracterizada porfraqueza muscular progressiva de natureza neurogênica.
Em 1869, Jean Martin Charcot, o primeiro professor de neurologia na Salpêtrière, e Alix Joffroy, Professor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Paris, descreveram dois pacientes com AMP com lesões associadas na porção antero-lateral da medula nervosa. Eles não deram o nome de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) para esta entidade, mas elesdeterminaram as características essenciais para o seu reconhecimento, desde então pouco modificadas. As descrições subseqüentes basearam-se em estudos em pacientes do sexo feminino, em sua maioria, uma vez que o Hospital Salpêtrière era um hospital de mulher. Também coube a Charcot a descrição de Paralisia Bulbar Progressiva (PBP) e de Esclerose Lateral Primária (ELP), inclusive esta sendo oprimeiro caso descrito de uma enfermidade como síndrome do neurônio motor, em 1865, em uma paciente em crise de histeria e alterações motoras, no entanto, estas duas entidades não eram classificadas como Esclerose Lateral Amiotrófica. Entretanto, outros médicos, também famosos, como Leyden e Gowers, insistiam que estas afecções não eram distintas uma das outras. Em 1933, Brain introduziu o termo...
tracking img