Neuronio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Neurôneo

Célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso (transmissão de informação), o neurônio é uma unidade básica da estrutura do cérebro e do sistema nervoso, os neurônios são compostos pelas seguintes partes: corpo celular (soma), dendritos, axônio. Os neurônios recebem continuamente impulsos nas sinapses de seus dendritos vindos de milhares de outrascélulas. Os impulsos geram ondas de corrente elétrica (excitatória ou inibitória, cada uma num sentido diferente) através do corpo da célula até a uma zona chamada a zona de disparo, no começo do axônio. É aí que as correntes atravessam a membrana celular para o espaço extracelular e que a diferença de voltagem que se forma na membrana determina se o neurônio dispara ou não. O neurônio é uma célulaaltamente especializada na transmissão de informações, na forma de impulsos nervosos. Os impulsos nervosos são fenômenos eletroquímicos que utilizam certas propriedades e substâncias da membrana plasmática, que permitem que seja criado e transmitido um impulso elétrico.
O corpo celular- do neurônio contém um núcleo grande e visicular, com um nucléolo proeminente, também possuimitocôndrias e outras organelas. Tem reticulo endoplasmático rugoso em abundância, refletindo sua alta taxa de síntese protéica. Neurofilamentos e microtúbulos contribuem para o esqueleto celular neuronal e desempenham um importante papel no transporte axonal.
Os dendritos- são processos neuronais que recebem informações e transmitem para o corpo celular. Suas ramificações extensas servem paraaumentar a área de recepção do neurônio.
Axônio- è um processo longo, fino e cilíndrico, que tipicamente se origina do corpo celular através de uma base mais saliente. A membrana celular do axônio é chamada de axolema, e seu citoplasma de axoplasma.
Transporte axonal: os axônios contem grande quantidade de microtúbulos e neurofilamentos, o transporte é rápido através dosmicrotúbulos, e é feito em ambas as direções (anterógrado e retrógrado).
Os axônios podem ser mielinínicos ou amielínicos, dependendo do tipo de cobertura feita pelas suas células de suporte.
Axônios amielínicos: nos nervos periféricos são circundados pelo citoplasma das células de schwann, tem um diâmetro pequeno e sua velocidade de condução é relativamente lenta. Uma únicacélula de schwann pode envolver vários axônios.
Axônios mielinizados: são maiores em diâmetro e recobertos por mielina. Uma célula de schwann pode mielinizar somente um axônio num nervo perférico.

Tipos de neurônios

Receptores ou sensitivos (aferentes)
São os neurônios que reagem a estímulos exteriores e que despertam a reação a esses estímulos, se necessários. A suaconstituição é um pouco diferente dos outros dois tipos de neurônios. De um lado do axônio tem os sensores que captam os estímulos. Do outro lado possui os telodendritos. O corpo celular localiza-se sensivelmente a meio do axônio, estando ligado a este por uma ramificação do axônio, assumindo um pouco o aspecto de um balão.
Associativos ou Conectores ou Interneurônios
O grupo deneurónios mais numeroso. Como o nome indica, estes neurônios transmitem o sinal desde os neurônios sensitivos ao sistema nervoso central. Liga também neurônios motores entre si.
Neste tipo de neurônios o axônio é bastante reduzido, estando o corpo celular e os dendritos ligados diretamente à arborização terminal, onde se localizam os telodendritos.
Motores ou efetuadores (eferentes)Este tipo de neurônio tem a função de transmitir o sinal desde o sistema nervoso central ao órgão eretor (que se move), para que este realize a ação que foi ordenada pelo encéfalo ou pela medula espinhal. Este é o neurônio que tem o aspecto mais familiar, que nós estamos habituados a ver nas gravuras.

Sinapses

Um impulso é transmitido de uma célula a outra através das...
tracking img