neuronio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 Sistema Nervoso
O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantesdentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.
A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada Neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; écapaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.
As células nervosasestabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.
Neurônio
Neurônio é uma célulaespecializada. Ele é diferente da maioria das outras células porque apresenta extensões que realizam funções especiais. Que junto com as células gliais formam o sistema nervoso.
Função do neurônio
Opropósito de um neurônio é carregar um sinal (impulso nervoso) para outros nervos ou células. Para isso, eles precisam saber exatamente em que direção enviar o sinal, usando suas extensões.Formação:
O neurônio é formado basicamente por trêspartes: corpo celular, detritos e axônios que ficam localizados dentro da substância cinzenta da medula espinhal.
Corpo celular: é o centro metabólico do neurônio, responsável pela síntese de todas asproteínas neuronais. A forma e o tamanho do corpo celular é também, junto com os dendritos, local de recepção de estímulos, através de contatos sinápticos
Dendritos: geralmente são curtos eramificam-se profusamente, a maneira de galhos de arvore, em ângulos agudos, originando dendritos de menor diâmetro. São os processos ou projeções que transmitem impulsos para os corpos celulares dos...