Termiresistências

578 palavras 3 páginas
Termoresistências

Introdução
Em 1821, Sir Humphrey Davy anunciou que a resistividade dos metais apresentavam uma marcante dependência com a temperatura. Quinze anos mais tarde Sir William Siemens apresentou a platina como elemento sensor em um termômetro de resistência. Sua escolha mostrou-se acertada, visto que atualmente um termômetro de resistência de platina é utilizado como padrão de interpolação entre -180 C e 630 C.
Termoresistencia, ou termômetros de resistência, são nomes genéricos para sensores que variam sua resistência elétrica com a temperatura. Os materiais de uso prático recaem em duas classes principais: condutores e semicondutores. Os materiais condutores aparecem primeiro, e historicamente são chamados de termômetros de resistência ou termoresistencias. Os tipos de semicondutores apareceram mais recentemente e receberam o nome de termistores. A diferença básica é a forma de variação da resistência elétrica com a temperatura. Nos metais a resistência aumenta quase linearmente com a temperatura enquanto que nos semicondutores ele varia de maneira não linear de forma positiva ou negativa.

Termoresistencias Metálicas

Termoresistencias metálicas são construídas a partir de fios ou filmes de platina, cobre, níquel e tungstênio para aplicações a alta temperatura. A variação da resistência elétrica de materiais metálicos pode ser representada por uma equação da forma.

R= R0 ( 1+ a1.T +a2.Tˆ2 +...+an.Tˆn)

Onde Ro = resistência a T=0 C

A termoresistencia mais comum é a base de um fio de platina chamada PT100. Esse nome é devido ao fato que ela apresenta uma resistência de 100 a 0 C. Entre 0 e 100 C a variação pode ser considerada linear, com a=0.00385 / /K.

Termistores

Os primeiros tipos de sensores de temperatura de resistência de semicondutores foram feitos de óxido de manganês, níquel, moídos e misturados em proporções apropriadas e prensados numa formaUNIP – Engenharia Elétrica – Instrumentação e

Relacionados