Neurologia infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Fisioterapia Pediátrica, também conhecida como Fisioterapia para Crianças, tem o objetivo de tratar disfunções, recuperar movimentos, tratamentos neurológicos, problemas respiratórios ou mesmo recuperar lesões ortopédicas, com foco e especialização total em bebês e crianças.

Consiste em um tratamento que requer elevado grau de especialização, muita didática e psicologia, além de ótimotratamento e.
Atendimento por parte do profissional de fisioterapia.

A criança, desde o período embrionário, apresenta-se exposta a diferentes fatores que podem influenciar o seu desenvolvimento e crescimento, determinando condições de risco ou criando mecanismos de alteração da normalidade. O desenvolvimento destas crianças pode sofrer a influência continua de fatores intrínsecos e extrínsecosque, ao se combinarem, provocam variações de um indivíduo para o outro e, assim, tornam o desenvolvimento de cada criança único e individual.
Quando se fala em desenvolvimento, podemos dividi-lo em duas categorias: as potencialidades, aquilo que a criança já traz e é capaz de executar, e as transformadas, que podem ser desenvolvidas como habilidades e competências. Portanto, quando se refere aodesenvolvimento, estamos falando da integridade neurológica, das aptidões para enfrentar desafios na vida adulta, da inteligência, das condutas da criança e do aprendizado.
O desenvolvimento motor é um processo que acompanha o indivíduo durante toda sua existência sendo definido como mudanças que ocorrem ao longo do tempo de maneira ordenada e relativamente duradoura, as quais afetam estruturasfísicas e neurológicas, processos do pensamento, emoções, interações sociais e outros comportamentos. Este desenvolvimento refere-se a alterações qualitativas e quantitativas, as quais podem apresentar diferentes dimensões e características que Se inter-relacionam com o crescimento e produzem transformações na vida da criança.
Desta forma, quando a criança apresenta alguma alteração na cognição e/ou nofísico e/ou no social não estando compatível com sua idade, dizemos que ela apresenta ADNPM (atraso no desenvolvimento neuropsicomotor)

• O que a Fisioterapia Pediátrica faz ?

A fisioterapia pediátrica atua na prevenção, cura e reabilitação da parte motora da criança, visando sempre um desenvolvimento neuropsicomotor adequado. Quaisquer patologias/doenças que possam interferir na sequêncianormal de desenvolvimento podem ser amenizadas com o recebimento de estímulos precoces e com a promoção de uma integração do indivíduo com o seu meio social, por restabelecer a independência funcional.

• Como o fisioterapeuta avalia se a criança possui um atraso ou não?

Através de uma avaliação precisa e completa da criança, levando em consideração o desenvolvimento motor e o que a criançarealiza de forma espontânea e ativa, definindo seu quadro motor e a faixa etária motora que a criança apresenta e se esta está compatível ou não com sua idade biológica. Desta forma, estabelece metas, objetivos e o deve ser trabalhado e estimulado.
Deve-se ressaltar que há crianças que não apresentam atraso, porém apresentam risco para o mesmo, como crianças prematuras ou as que apresentaramalguma intercorrência perinatal. Estas precisam ser estimuladas para minimizar este risco ou até mesmo o anularem.

O que Fisioterapia Respiratória?

É uma área da fisioterapia que previne e trata infecções do trato respiratório, utilizando técnicas e exercícios para o auxílio no tratamento de asma, bronquite, bronquiolite, pneumonia, broncoespasmo com o objetivo de melhorar a qualidaderespiratória, eliminar e diminuir secreção brônquica e higienização pulmonar.

• Quais técnicas são utilizadas?

Técnicas específicas de fisioterapia são utilizadas para eliminação e higienização pulmonar como manobras de higienização brônquica (tapotagem, drenagem postural, huff, tosse), exercícios respiratórios, incentivadores respiratórios/aparelhos respiratórios (respiron, fluter, shaker) e...
tracking img