Neurologia infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEUROLOGIA INFANTIL

Através das pesquisas realizadas, podemos constatar que a neurologia infantil estuda, diagnóstica e trata os distúrbios neurológicos que abrangem as funções neuromotoras. A fisioterapia induz à recuperação de funções, entre elas, a coordenação motora, a força e o equilíbrio, fundamentando-se em exercícios que promovam a restauração de funções corporais, de forma a resolverdeficiências motrizes e aperfeiçoar padrões motores.
A Fisioterapia em neurologia infantil tem como objetivos principais: prevenir deformidades, orientar a família e o paciente, aprimorar habilidades cognitivas e de memória, reintegrar o paciente a sociedade, diminuir padrões patológicos, prevenir instalação de doenças pulmonares ou qualquer outra intercorrência, manter ou aumentar a amplitudede movimento, reduzir a espasticidade, estimular as atividades de vida diária, a alimentação e de lazer, otimizar a qualidade de vida do paciente.
As patologias tratadas por esta área podem ser: dificuldade escolar, dores de cabeça/cefaléia, hiperatividade e déficit de atenção, epilepsia, paralisia cerebral, doenças musculares, erros inatos do metabolismo, doenças degenerativas do sistema nervosocentral e periférico, síndrome de down.
No âmbito das tecnologias associadas ao tratamento em neurologia infantil encontramos:
Cuevas Medek Exercise
Cuevas Medek Exercis (CME) é um tratamento fisioterapêutico desenvolvido para crianças que possuem alteração no desenvolvimento motor causado por síndromes não degenerativas que afetam o Sistema Nervoso Central. O método foi criado na década de 70pelo fisioterapeuta chileno Ramon Cuevas, porém, só ganhou prestígio nos últimos anos pelos resultados espantosos alcançados.
A teoria do CME é baseada no fato de que crianças que possuem comprometimento no seu desenvolvimento precisam reforçar seu potencial de recuperação natural. Esta propriedade do Sistema Nervoso Central continua a propulsar o processo de desenvolvimento mesmo após a seqüelater se instalado. CME trata qualquer grau de atraso no desenvolvimento motor causadas por paralisias cerebrais, hipotonias e atrasos motores causados por quadros não-degenerativos.
O CME estimula o cérebro da criança a produzir respostas posturais automáticas e controle motor funcional, expõem os segmentos corporais à influência da força da gravidade, promove o uso do apoio distal máximo nocorpo da criança, desafia o sistema neuromuscular da criança com o objetivo de forçar o aparecimento de funções motoras ausentes e integra exercícios de amplitude de movimento em manobras funcionais globais. Quadros clínicos de hipertonia ou hipotonia não limitam o uso da terapia CME e não interferem no comprometimento intelectual da criança não sendo isso uma limitação ao programa de exercícios.Quanto antes iniciado o tratamento com este método, maiores serão os resultados obtidos. Para isso, é necessário iniciar a terapia motora no momento da detecção dos primeiros sinais de atraso na função motora. O nível final de independência motora alcançado pela criança irá da detecção precoce da alteração no desenvolvimento motor, da existência do potencial de recuperação cerebral, da aplicação nomomento correto de uma abordagem significante de terapia motora e da execução constante de exercícios apropriados até se atingir o total controle motor.
O método possui um protocolo de avaliação próprio composto de 41 itens. Na avaliação são realizados testes para se verificar o estágio motor da criança, sendo avaliados desde os controles cervicais até a marcha independente. Esta avaliação é defundamental importância para que se possa traçar os objetivos terapêuticos necessários ao tratamento.
Após esta avaliação é definido o tipo de exercício adequado para cada criança. A técnica é composta de mais de 1500 tipos de exercícios. Cada exercício representa um desafio biomecânico particular para o paciente demandando uma resposta ativa da criança.
O intuito da técnica objetiva adquirir...
tracking img