Neuroanatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Frederico da Silva Vieira
Ana Claudia Francisca de Carvalho














Neuroanatomia
















Rio de Janeiro 2011
Sumário

Introdução..........................................................................................................3
TroncoEncefálico..............................................................................................4
Sistema Límbico................................................................................................5
O Lobo Límbico de Broca................................................................................6
O circuito de Papez.........................................................................................7Hipotálamo......................................................................................................7
Hormônios Hipotalâmicos................................................................................9
Área Pré-frontal.............................................................................................10
Tálamo.........................................................................................................12Bibliografia...................................................................................................13






















3
Introdução
Conforme solicitado segue o trabalho, solicitado pelo Professor Waldemiro Romanha da Matéria Neuroanatomia Os temas abordados no trabalho sistema límbico,anatomia,troncos encefálicos, talamos e área pré-frontal.
O Presente trabalho peloqual, aumentou nossos conhecimentos, nos aspectos da aplicação clinica,muito importante, para nós alunos de psicologia, já que envolve o estudo do sistema nervoso.
























4
1.0 Tronco Encefálico

Segundo Angelo Machado no seu livro Neuroanatomia Funcional, no tronco encefálico estão localizados vários núcleos de nervos cranianos, viscerais ousomáticos, além disso, centros viscerais como o centro respiratório e o vasomotor. A ativação destas estruturas por impulsos nervosos de origem telencefálica ou diencefálica ocorre nos estados emocionais, resultando nas diversas manifestações que acompanham a emoção, tais como o choro, as alterações fisionômicas, a sudorese, a salivação, o aumento do ritmo cardíaco etc. Além disto, as diversas viasdescendentes que atravessam ou se originam no tronco encefálico vão ativar os neurônios medulares, permitindo aquelas manifestações periféricas dos fenômenos emocionais que sistema nervoso central fazem por nervos espinhais ou pelos sistemas simpático e parassimpático sacral.
Deste modo, o papel do tronco encefálico é principalmente efetuador, agindo basicamente na expressão das emoções. Contudo,existem dados que sugerem que a substância cinzenta central do mesencéfalo e a formação reticular podem ter, também, um papel regulador de certas formas de comportamento agressivo.
Cabe lembrar também que no tronco encefálico origina-se a maioria das libras nervosas Monoaminérgicas do sistema nervoso central, destacando-se aquelas que constituem as vias Serotoninérgicas, noradrenergicas edopaminérgicos. Estas vias projetam-se para o diencéfalo e telencéfalo e, deste modo, exercem ação moduladora sobre os neurônios e circuitos nervosos existentes nas principais áreas encefálicas relacionadas com o comportamento emocional. E especialmente importante à via dopaminérgica mesolímbica, que se projeta especificamente para áreas altamente relevantes à regulação dos fenômenos emocionais, comoo sistema límbico e a área pré-frontal. Em síntese, embora os centros encefálicos mais importantes para a regulação das emoções não estejam no tronco encefálico, estes centros sofrem influência de neurônios nele localizados, através das vias monoaminérgicas que aí se originam.

5
No livro Neurociências (BEAR Mark, CONNORS Barry, PARADISO, Michael) o tronco encefálico também é definido,...
tracking img