Neuroanatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Neuroanatomia - Introdução

OSistema Nervoso é o sistema mais complexo e mais organizado dos vários sistemas do corpo humano. Tem função deintegrar os vários processos fisiológicos, reacionais e adaptacionais do organismo com o meio. Alem de tudo isso, uma estrutura bastante especial, o córtex cerebral, desempenha o papel que distingue o homemdos demais seres, a consciência a vida. Para o estudo anatômico o sistema nervoso pode ser divido em duas partes: Central e Periférico.
O sistema nervoso central (SNC) é composto pelo encéfalo, queestá contido no interior do crânio e pela medula espinhal que está contida no interior do canal vertebral. Essas duas porções são contínuas e interdependentes, a transição do encéfalo em medulaespinhal se faz ao nível da borda superior do Atlas.
O sistema nervoso periférico é basicamente uma série de nervos que se prolongaram do SNC para se distribuir para o resto do organismo. Poderíamoschama-lo de "braços" do sistema nervoso central. Podemos também dividir os nervos periféricos em dois grupos: Cerebroespinhal e Autonomo. Os dois estão intimamente conectados e ambos possuem núcleos tantode origem como de terminação.
Os nervos cerbroespinhais são ao todo 43 pares, 12 pares cranianos + 31 pares de raízes espinhais. Possuem função motora e sensitiva. O nervos autônomos transmitemimpulso que regulam o funcionamento das vísceras, o calibre dos vasos sanguíneos, o diâmetro da pupila, a salivação, ou seja, controlam todos os fenômenos inconsciente, não voluntários. Estão dispostos emduas colunas centrais situadas imediatamente ao lado dos corpos vertebrais, estendendo-se da base do crânio ao cóccix.
 
Composição do Sistema Nervoso
Os tecidos nervosos são compostos por célulasnervosas e todos os seus processos, juntamente com o tecido de sustentação, chamado de neuroglia. Certos processos das células nervosas são de especial importância, são as fibras nervosas, que irão...
tracking img