Neuroanatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NEUROANATOMIA
Neuroanatomia é o ramo da anatomia que estuda a organização anatômica do sistema nervoso. Nos animais vertebrados, estuda as inumeráveis ligações entre os nervos do cérebro até a região periférica do corpo a qual tem conexão e a estrutura interna do cérebro, em particular. O estudo da neuroanatomia desenvolveu uma disciplina em si, embora também represente umaespecialização dentro da neurociência. Investiga também, com igual importância, o delineamento das regiões do cérebro, a distinção entre as estruturas e mantêm centralizado seu foco de atenção para a investigação de como este complexo sistema trabalha. Por exemplo, muito de que os neurocientistas aprenderam advém da observação sobre lesões em áreas específicas do cérebro e como afeta o comportamento narelação com outras funções neurais.

SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso e o sistema endócrino, são sistemas envolvidos na coordenação e regulação das funções corporais. No sistema nervoso temos os neurônios e as células da glia ou da ( neuróglia). Os neurônios são células responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos, dando possibilidade ao organismo executar a resposta adequadapara manutenção da homeostase. Para exercerem tais funções é fundamental duas propriedades: a irritabilidade e a condutibilidade, a resposta é emitida rapidamente pelos neurônios em uma grande velocidade e em curto espaço do tempo. Para compreendermos melhor as funções de coordenação e regulação exercidas pelo sistema nervoso, precisamos primeiro conhecer a estrutura básica de um neurônio e como amensagem nervosa é transmitida. Um neurônio é uma célula composta de um corpo celular (onde está o núcleo, o citoplasma e o citoesqueleto), e de finos prolongamentos celulares denominados neuritos, que podem ser subdivididos em dendritos e axônios.
Dendritos: são prolongamentos ramificados que atuam como receptores de estímulos, funcionando como "antenas" para o neurônio.
Axônios: O axôniotransmite impulsos elétricos na forma de potencial de ação do corpo celular para outros neurônios ou músculos, órgãos ou glândulas do corpo, a transferência é conhecida como neurotransmissão. Apesar dos axônios e dendritos estarem localizados extremamente próximos uns dos outros, a transmissão de uma mensagem não ocorre através de contato direto. A comunicação entre células nervosas ocorreprincipalmente através da liberação de substâncias químicas no espaço conhecido como sinapse que existe entre os axônios e dendritos. Quando um neurônio se comunica, uma mensagem, encaminhada como impulso elétrico, move-se pelo axônio na direção da sinapse.
Neurilema: os axônios mielinizados envolvidos pelas células de Schwann, a parte celular da bainha de mielina, onde estão o citoplasma e o núcleodesta célula, constitui o chamado neurilema.
Bainha de mielina: uma fibra nervosa compreende um axônio e, quando presente, seu envoltório de origem glial. O principal envoltório das fibras nervosas é a bainha de mielina (camadas de substâncias de lipídeos e proteína), que funciona como isolamento elétrico. Quando envolvidos por bainha de mielina, os axônios são denominados fibras nervosasmielínicas. Na ausência de mielina as fibras são denominadas de amielínicas. Ambos os tipos ocorrem no sistema nervoso central e no sistema nervoso periférico, sendo a bainha de mielina formada por células de Schwann, no periférico e no central por oligodendrócitos.
Células de Schwann: são células da neuroglia do sistema nervoso periférico as quais formam as bainhas isolantes de mielina dos axôniosperiféricos. As células de Schwann determinam a formação da bainha de mielina - invólucro lipídico que atua como isolante térmico e facilita a transmissão do impulso nervoso.
Nódulo de Ranvier: Em axônios mielinizados existem regiões de descontinuidade da bainha de mielina, que acarretam a existência de uma constrição (estrangulamento) denominada nódulo de Ranvier.
O impulso nervoso
A membrana...
tracking img