Neuroanatomia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEUROANATOMIA NO CUIDADO DE ENFERMAGEM A PESSOA COM AFECÇÃO NEUROLÓGICA

Dra. Maria Elena da Silva Nery(2002)

A formação do acadêmico de enfermagem tem início com as ciências biológicas, destacando-se entre elas as disciplinas de Neuroanatomia e Neurofisiologia que são fundamentais para o cuidado humano na área de enfermagem em neurociência, cujos estudiosos,CHAVES (1988), MACHADO (1990), GRANT e KINNEY (1992) e KOIZUMI (1993) recomendam mais estudos para validação de diagnósticos específicos com suas características definidoras, as respectivas intervenções de enfermagem e os resultados esperados classificados em categorias. A integridade do sistema nervoso é condição essencial para a manutenção da saúde e, conseqüentemente, para uma melhor qualidade devida. As alterações patológicas na estrutura anátomo-funcional do Sistema Nervoso podem gerar desequilíbrios na vida das pessoas, afetando algumas de suas necessidades básicas, tais como: consciência e cognição, comunicação, sensibilidade, motricidade, sono repouso, e sexualidade configurando seis grandes categorias diagnosticas.

Os sinais e sintomas apresentados pelos pacientes neurológicostêm origem na localização e extensão do dano, embora sua natureza seja ainda pouco conhecida. As enfermidades neurológicas são temíveis, uma vez que geram problemas de ordem biológica, social e psicológica, afetando a auto-estima e a auto-imagem exigindo longos períodos para recuperação e reabilitação do paciente e alto custo social. É um problema de saúde pública pela sua magnitude, transcendência,vulnerabilidade e prioridade institucional, ou seja, intervenção imediata.

Para ilustrar uma afecção neurológica dentro dos critérios de um problema de saúde pública, vamos dissertar sobre um portador de EPILEPSIA que apresenta crises epiléticas parciais ou generalizadas, conseqüentes a distúrbio cerebral. A magnitude desse problema é configurada pela alta incidência de pessoas com afecçõesneurológicas conseqüentes a acidentes de transito, violência por armas e outros agravos ligados às condições de vida e ao modelo de assistência prestada à saúde da população. A transcendência mostra o alto custo social à família e à sociedade, especialmente ao portador de epilepsia. Quanto a vulnerabilidade, esta enfermidade é erradicável ou controlável por ações de saúde e educativas. Mas muitasvezes exige prioridade institucional, ou seja, internação.

A prevenção ou tratamento da epilepsia consiste em diagnosticar a causa que pode ser um distúrbio cerebral decorrente de uma área atrofiada, uma área que não recebeu oxigênio, um cisto, uma cicatriz, uma malformação cerebral. Qualquer uma destas causas pode alterar a eletricidade de alguma área do cérebro como um todo. Uma atividadeelétrica excessiva e descontrolada das células de uma área do cérebro (foco) ou do cérebro todo desencadeia uma crise epilética.

A prevenção de lesões neurológicas implica em cuidados pré-natais completos, partos seguros às gestantes, cumprimento do calendário de imunizações nas crianças, controle das doenças infecciosas e parasitárias e de seus sintomas, especialmente febre em crianças. Na idadeadulta, o controle da hipertensão arterial sistêmica, do alcoolismo e de outros agravos relacionados com o estilo de vida, contribui para a prevenção de afecções neurológicas. Mas, uma vez instalada a patologia , o diagnóstico precoce e o tratamento farmacológico corretos confirmam a prevenção de crises convulsivas, do estigma e da seqüela profissional e social.

Estudos sobre enfermagem emneurociência revelam que ela ainda se encontra em desenvolvimento, especialmente, nas regiões onde existe escassez de profissionais qualificados nesta área, portanto inexistência de núcleos de estudos e pesquisas. Verifica-se pouco interesse pela área de enfermagem em neurociência, fato este atribuído à carga horária deficiente ou inexistente nas disciplinas de neuroanatomia e neurofisiologia no...
tracking img