Tecnologo em radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RADIOTERAPIA:
A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes.
A resposta dos tecidos às radiações depende de diversos fatores, tais como a sensibilidade do tumor à radiação, sua localização e oxigenação, assim como a qualidade e a quantidade da radiação e o tempo total em que ela é administrada.

Para que o efeito biológico atinjamaior número de células neoplásicas e a tolerância dos tecidos normais seja respeitada, a dose total de radiação a ser administrada é habitualmente fracionada em doses diárias.
Mesmo que o campo da irradiação seja pequenininho, há um reflexo na dinâmica de vida do paciente e isso é categorizado. Se a região irradiada for a boca, pode ocorrer mucosite, uma inflamação da mucosa bucal. Radiação nasparótidas diminui a secreção salivar (xerostomia) e o paciente tem dificuldade para engolir. Se o alvo for um tumor no ânus, a vagina pode ficar irritada e sensível durante a micção.
Resumindo, a radioterapia tem efeito basicamente local, diretamente relacionado com o órgão que está sendo irradiado assim como seus efeitos.
Na Radioterapia Convencional as imagens obtidas são bidimensionais através deequipamentos de radiodiagnóstico equipado ou não com radioscopia. Isso ocorre na espaço físico que conhecemos como simulador.
Figura 1
Esse tipo de planejamento é aceitável em tratamentos paliativos (Quando a doença já se apresenta em estágio avançado ou evolui para esta condição mesmo durante o tratamento com intenção curativa. A abordagem paliativa deve entrar em cena no manejo dos sintomasde difícil controle e de alguns aspectos psicossociais associados à doença. Na fase terminal, em que o paciente tem pouco tempo de vida, o tratamento paliativo se impõe para, através de seus procedimentos, garantir qualidade de vida).
Com a evolução tecnológica, temos hoje várias modalidades radioterápicas. Iremos aprofundar o estudo em uma delas, a Radioterapia Conformacional.
RADIOTERAPIACONFORMACIONAL
O que é?
É uma modalidade que faz com que o feixe que incide retangular sobre um paciente quando tratado de forma convencional, seja modelado de acordo às particularidades geométricas de cada tumor ou órgão a ser tratado nas mais variadas angulações. Para que este efeito ocorra, é necessário contar com sofisticados recursos técnicos que vão desde a aquisição de cortes tomográficos dopaciente no processo de simulação, passando pelo uso de programas computadorizados para reconstrução volumétrica tridimensional, e terminando com a modelação do feixe durante as aplicações da radioterapia; não podemos deixar de mencionar que o material humano é de vital importância em todas estas etapas, pois este é um novo conceito de radioterapia, onde a capacitação e o aprimoramento constantedo profissional são indispensáveis.
Como surgiu?
Através de avanços nas áreas de computação e de produção de imagens radiológicas. Isso possibilitou o desenvolvimento dessa técnica, que é baseada em planejamento tridimensional e apresenta vantagens sobre os métodos de radioterapia convencional.

Quando é utilizada?
A Radioterapia Conformacional não se aplica a todos os casos clínicos comindicação de radioterapia. Deve ser prescrita pelo especialista e, é direcionada para tratamentos selecionados da área do Sistema Nervoso Central, de neoplasias de Cabeça e Pescoço e, principalmente, para os tumores localizados da próstata e pulmão.

Vantagens:
Obtem-se maior segurança e precisão na identificação dos tumores, melhorando a qualidade técnica da programação dos tratamentos.
Permiteconcentrar a radiação na área a ser tratada e reduzir a dose nos tecidos normais adjacentes. Desta forma, o tratamento se torna mais eficaz, com poucos efeitos colaterais, diminuindo as complicações clínicas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Como é realizado
Esse método requer a utilização de tomografias, programas sofisticados de computação, e modelagem do feixe de radiação....
tracking img