Neuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Introdução 02
Sistema Nervoso Central 03
Sensibilidade Somática 06
Motricidade 08
Considerações Finais 10
Bibliografia 11

INTRODUÇÃO

Durante as aulas prática no laboratório de entramos em contato com as peças orgânicas e inorgânicas do Sistema Nervoso – cérebro e medula espinha e nervos. Com auxilio de atlas (ROHEN, 1993) e do livro Neurofisiologia Funcional (MACHADO, 2006)procuramos localizar e identificar nas peças as partes que compõem o sistema, permitindo assim que absorvêssemos melhor os conteúdos apresentados nas aulas teóricas e descritivas, propiciando um melhor aproveitamento da aprendizagem.
Manusear e observar as peças nos oferece uma perspectiva diferente do assunto e uma compreensão mais refinada das partes que compõem o sistema nervoso, e,como essas, se relacionam e interligam-se para realizarem suas funções, fundamentais, para manter o bom funcionamento de todo organismo.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Aula do dia 10/08/2011.

O Sistema Nervoso é responsável por receber e processar todas as informações que ocorrem dentro e fora de nosso corpo, gerando reações sensitivas e motoras que permitem a manutenção da homeostase donosso organismo.
As aulas teóricas juntamente com o que vimos nas aulas práticas de laboratório nos permitiram identificar que o Sistema Nervoso pode ser dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP), sendo o SNC subdividido em Encéfalo e Medula Espinhal ou raquidiana. O Encéfalo fica situado na caixa craniana, e, por sua vez é subdividido em: Cérebro;Cerebelo; Tronco Encefálico ou cerebral, que é composto pelo Mesencéfalo, Ponte e Bulbo. Já a Medula Espinhal é dividida em: Nervos espinhais e cranianos, Gânglios e Terminações Nervosas.
Poderíamos dizer que o SNC é o conjunto neural que se localiza dentro esqueleto axial (cavidade craniana e canal vertebral) e o SNP aquele que reveste esse esqueleto.
O Cérebro possui divisões esubdivisões, ele é separado ao meio por uma cavidade chamada fissura longitudinal, dividindo-o em dois hemisférios, o direito e esquerdo. Os hemisférios são mantidos unidos por uma estrutura chamada de corpo caloso formada por neurônios de associação. Cada hemisfério é dividido em lobos, que por sua vez são subdivididos em lóbulos (porções pequenas do lobo). Os lobos são divididos e nomeados de acordo com asregiões em que estão localizados, essas regiões são demarcadas por sulcos. As células cerebrais são os neurônios, o Córtex cerebral camada que reveste todo o cérebro é formado pelo corpo dos neurônios, também chamado de Substância Cinzenta ou Massa Cinzenta, onde as informações oriundas de todo corpo são processadas, e a parte interna chamada de Substância branca ou Massa Branca, é formada pelosdendritos e axônios (ramificações da célula /bainha de Mielina) é a responsável pela transmissão das informações entre diferentes regiões do cérebro.
O lobo frontal está localizado na parte da frente do crânio (testa), e é delimitado pelo sulco central, do sulco central para trás até o sulco Parieto-Occiptal chama-se lobo parietal, e, a partir desse sulco o chamado lobo occipital que vaiaté o fim da região de trás do crânio (nuca), este é separado do cerebelo por uma prega da dura-máter chamada de fenda do cerebelo, o lobo temporal é delimitado horizontalmente pelo sulco lateral que fica na região lateral do crânio (acima das orelhas), os lobos são relativamente iguais nos dois hemisférios (direto e esquerdo).
O Cerebelo também conhecido como pequeno cérebro é uma massa detecido nervoso, que é ligado ao tronco encefálico pelos pedúnculos cerebelares, possui uma porção cortical formada por substância cinzenta (corpo do neurônio) e outra central de substância branca (dendritos e axônios), seu centro-núcleo e formado também por substância cinzenta. O cerebelo é responsável pelas funções de equilíbrio e coordenação motora.
O tronco espinhal e formado por três...
tracking img