Neuro anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina - Neuroanatomia

Introdução:

Os neurônios tem a propriedades de responder a alteração do meio em que se encontram (estímulos) com modificações da diferença de potencial elétricos que existe entre as superfícies extrema e interno da membrana celular. (E o chamado potencial de membrana). As células que existem essa propriedade, neurônios, células musculares e de algumas glândulas,são ditas excitáveis. Os neurônios reagem prontamente aos estímulos, e a modificação do potencial elétrico pode restringir se ao local do estímulo ou propagar-se ao restante da cédula, através da membrana que se domina impulsivo nervoso, sua função é transmitir informações a outros neurônios a músculo ou as glândulas. Os impulsos nervosos originados no corpo celular.
2. Conceitos:
Osneurônios possuem morfologia complexa, porém quase tudo apresentam três componentes:
2.1. Dendritos: Prolongamentos numerosos, especializados na função de receber os estímulos do meio ambiente, de células epiteliais sensoriais ou de outros neurônios.
2.2. Corpo Celular: Representa o centro trófico da célula e que é também capaz de estímulos é constituído pelo núcleo e pelo citoplasma que o envolve,denominado pericário.
2.3. Axônio: Prolongamento único, especializado na condição de impulsos que transmitem informações dos neurônios a outras cédulas (nervosa, musculares e glandulares). 3. As maiorias dos neurônios pode ser classificadas em:
3.1. Neurônios Multipolares: Apresentam mais de dois prolongamentos celulares.
3.2. Neurônios bipolares: Possuem um dendrito e um axônio.
3.3.Neurônios pseudo-unipolares: Apresentam próximo ao corpo celular, prolongamento único, mas este logo se divide em dois, dirigindo-se um ramo para a periferia e outro para o SNC. São encontrados nos gânglios sensitivos, situados nas raízes dorsais dos nervos espinhais, nos gânglios coclear e vestibular, na retina e na mucosa olfatória..
4. Os neurônios podem ainda ser classificados segundo sua função.4.1. Os neurônios motores ou eferentes: Controlam órgãos efetivos, como glândulas exócrinas e endócrinas e fibras musculares.
4.2. Os interneurônios ou neurônios de associação: Estabelecem conexões entre outros neurônios, formando circuito complexo. Sua principal função de região autônomas cefálicas, onde os interneurônios parte do cérebro.
5. Localização:
5.1. No SNC os corpos celularesdos neurônios localizam-se somente na substância branca não apresenta corpos celulares neuronais, mas apenas seus prolongamentos citoplasmáticos (axônios).
5.2. No SNP os corpos celulares são encontrados em gânglios e em alguns órgãos sensoriais como a mucosa olfatória.
6. Composição celular neuronal:
6.1. Núcleo: Na maioria dos neurônios, o núcleo é esférico. Cada núcleo tem em gral umnucléolo único, grande central.
6.2. Retículo Endoplasmático Rugoso: É bastante abundante nas células nervosas e forma agregados de sistemas, entre as quais ocorrem numerosos polirribossomos livros.
A quantidade de retículo endoplasmáticos rugoso varia com tipo e o estado funcional dos neurônios, sendo mais abundante nos neurônios motores.
6.3. Aparelho de Golgi e Mitocôndrias: Aparelho de Golgi,localiza-se exclusivamente no pericário, em torno do núcleo consistem um membranas lisas que vesículas achatadas e dispostas paralelamente entre si, formando grupos grupos que, por sua vez, são paralelos à membrana nuclear, encontram-se também vesícula menores esféricas.
As mitocrôndias existem em pequenas quantidades nos dendritos e axônios, estão presentes em grandes quantidades no terminalaxônio.
6.4. Neurofilamentos e Microtúbulos: Os neurofilamentos são abundantes tanto no pericário como nos prolongamentos. O citoplasma do pericário e dos prolongamentos também possuem microtúbolos de um de diâmetro, semelhantes aos encontrados em outros tipos celulares.
6.5. Inclusões e Dendritos: Em determinados locais de SNC, os pericários contém glânulos de melanina, pigmentos de...
tracking img