Desafios da logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso: logística Pólo: São José dos Campos

DISCIPLINA Logística Empresarial TÍTULO DO RELATÓRIO Desafio de aprendizagem

Turma – Semestre 3°
Cidade: São José dos Campos – Estado: São Paulo 16/04/ 2011
ALUNOS: Elizeu Albach RA 2030926569 Felipe Moselli RA 2036948569 José Benedito dos Santos RA 2044110 Reginaldo Amoroso dosSantos RA 2041966444 Clayton de Moraes lopes RA 4187265743 José Renato Ferreira Junior RA 4158255396 Kelly Ribeiro R A 4111203891
Relatório apresentado como desafio de aprendizagem da disciplina de Logística Empresarial, do curso de Logística, do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Luciano Vasconcelos Mesquita e professora distância Ma. Mônica Satolani.

A Empresa e o Nível de Serviço Esperado

A Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, posição alcançada graças à busca permanente e determinada da plena satisfação de seus clientes. Com mais de 37 anos de experiência em projeto, fabricação, comercialização e pós-venda, a Empresa já produziu cerca de3.900 aviões, que hoje operam em 69 países, nos cinco continentes. A Embraer tem uma base global de clientes e importantes parceiros de renome mundial, o que resulta em uma significativa participação no mercado. A Embraer foi a maior exportadora brasileira entre os anos de 1999 e 2001, e foi a segunda maior empresa exportadora nos anos de 2002, 2003 e 2004. Atualmente sua força de trabalho totalizamais de 19.265 empregados, 85,9% baseados no Brasil e contribui para a geração de mais de 5.000 empregos indiretos. Atualmente, devido à alta produtividade, a empresa trabalha no limite da capacidade física de suas instalações. Os elevados custos de instalação de novas plantas, que vão desde a construção das edificações até o valor dos equipamentos necessários ao desenvolvimento da indústria,obrigam a empresa a pensar em outras saídas, como a implantação do projeto proposto. O nível de serviço esperado pela empresa com este projeto é poder adequar a necessidade de materiais na linha de montagem de suas plantas fabris com o suprimento imediato, propiciando assim uma prática de abastecimento

similar à utilizada na filosofia Just In Time, eliminando desta maneira a necessidade de espaçofísico para armazenagem na unidade fabril. Para Ballou (2008, p.154), Just in time “é ajustar o suprimento e a demanda no tempo e na quantidade, de forma que produtos e matéria prima cheguem justamente quando são necessários”

Rede logística da empresa. 1.1. Os Materiais em Análise

Os materiais analisados, propensos a ficarem estocados no armazém dedicado que fica na cidade de Taubaté - SP, sãoprovenientes de fornecedores da indústria estudada que estão localizados principalmente na América do Norte, Europa e Extremo Oriente. Estes materiais se caracterizam por ser de grande porte, pois se tratam de matéria prima e grandes segmentos aeronáuticos que compõem a estrutura da aeronave (fig. 5) e que conseqüentemente necessitam de grande espaço físico para sua armazenagem. A quantidadedestes produtos em estoque apresenta extrema variedade por dificuldades já mencionadas, onde alguns deles podem chegar a quantidades elevadas e outros podem ficar sem saldo de estoque por vários dias , bem como os locais onde se armazena os mesmo não são tão adequado por serem material de grande porte. Segue os fluxos de pedidos de material acabado e matérias-primas feito via compras e todo seuprocesso logístico.

Import Flow – Empresa Brasil
Supplier

1

Goods ORIGINAL INVOICE + Packing List + Dangerous Goods Declaration

FORWARDER
Inspection Shipment Consolidation

0

2

(Everything attached to outside the box)

3

5
Goods + Original Invoice + Packing list + DG + HAWB/HBL

Send copy of invoice by e-mail to invoice@embraer.com.br Purchase Order

WR number...
tracking img