Nestle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NESTLÉ E A SUA PARCERIA COM OS DISTRIBUIDORES QUE ATENDEM O PEQUENO VAREJO

MARCO AURÉLIO ANDRADE DE OLIVEIRA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E COMERCIO EXTERIORUNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO- UNAERP- RIBEIRÃO PRETO, SÃO PAULO, BRASIL PROF.A DR.A GLÁUCIA APARECIDA PRATES
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E COMERCIO EXTERIOR- UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO- UNAERP- RIBEIRÃO PRETO, SÃO PAULO, BRASIL

RESUMO Esteartigo tem como finalidade demonstrar a importância da parceria da Nestlé com os seus Distribuidores Autorizados (DAN), que atendem o pequeno varejo ou estabelecimentos que possuem até 4 check-outs, como cinema, padarias, lojas de conveniência e pequenos mercados, demonstrando como é feita essa distribuição, através da cadeia de suprimentos, definindo os seus principais tópicos, como logística edistribuição, em termos de transporte, armazenagem, estocagem e os fluxos distributivos, como pedidos, promoções, negociações e outros.

Nestlé, Cadeia de Suprimentos, Logística, Distribuição, Atacado e Varejo. ABSTRACT This article has the intention of explaining the importance of partnership between Nestlé and its Authorized Distributors (AND), whose attend the small retail or settlements thatget until 4 check-outs, such as, cinema, bakeries, Seven Elevens and small markets, demonstrating how this distribution is done, through the supplying chain, defining their principal topics, such as, logistics and distribution, according the transportation, storage, stock and the distributive fluxes, like orders, promotions, trading and others.

KEY-WORDS Nestlé, Supplying Chain, Logistics,Distribution, Outlet and Retail

1. INTRODUÇÃO As mudanças verificadas no ambiente empresarial, como a liberação do comércio e a conseqüente chegada de novos concorrentes, estão pressionando as empresas a melhorar suas estratégias para ganhar mercados e conquistar novos consumidores. A parceria da Nestlé com os seus Distribuidores Autorizados (DAN), envolve todo um contexto que engloba a cadeia desuprimentos, como logística, distribuição, intermediários, que são os varejos e os atacados, fazendo com que o produto chegue ao consumidor final. Hoje uma cadeia de suprimentos bem gerenciada é uma estratégia competitiva frente à grande concorrência do mercado. Os DANs é uma extensão da força de vendas da Nestlé e podem ser classificados como uma ferramenta ocasionando redução de custos nacadeia de suprimentos além de atender às necessidades do mercado, tais como posicionamento do produto nos pontos de venda, agilidade na entrega, satisfazendo desde o cliente até o consumidor final.

1.1. Objetivo geral Demonstrar a importância da metodologia de trabalho em forma de parceria entre a Nestlé e seu distribuidor (DAN – Distribuidor Autorizado Nestlé), focado no pequeno varejo na região deRibeirão Preto/SP.

1.2. Objetivo específico • • Descrever a metodologia de parceria de distribuição para o pequeno varejo. Mostrar o impacto da implantação dos distribuidores.

2. METODOLOGIA A referida pesquisa teve como método uma entrevista qualitativa, que, através de um questionário, levantou dados do período do mês de maio de 2004 tendo como entrevistado o supervisor de vendas daNestlé na unidade de Ribeirão Preto. A pesquisa considerou o pequeno varejista sendo aqueles pontos de vendas que possuem até 4 check-outs, ou seja, pontos de vendas que possuem até 4 caixas para o pagamento da compra.

3. CADEIA DE SUPRIMENTOS “É o conjunto de empresas como fornecedor, fabricante e intermediários que participam do processo de disponibilizar um produto para um consumidor. Ogerenciamento da Cadeia de Suprimentos envolve o Planejamento, a Implementação e o Controle dos Fluxos Físicos de Materiais e Produtos Finais, a partir de seu ponto de origem até seu ponto de utilização, para Satisfazer as Necessidades dos Clientes, visando lucro. Dentro da Cadeia de suprimentos pressupõe o estudo da Logística e da distribuição.”1

Figura 1. Cadeia de Suprimentos (Meinberg, 2001)...
tracking img