Neoliberalismo x desemprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NEOLIBERALISMO X DESEMPREGO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
1 O NEOLIBERALISMO E SUAS PREMISSAS 04
2 A GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 05
3 O PLANO REAL COMO INSTRUMENTO DO NEOLIBERALISMO E DA GLOBALIZAÇÃO 06
4 A BÍBLIA QUE ILUMINA A REALIDADE E NOSSAS ESPERANÇAS 07
5 PISTAS QUE SINALIZAM A ESPERANÇA 08
CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é esclarecer sobre alguns temas atuais, como neoliberalismo, globalização, Plano Real e o desemprego no Brasil. Ambos os temas serão descritos de forma bastante sucinta, tendo por base a obra de Francisco Leal, “Neoliberalismo x desemprego”, publicada em 2004.
A doutrina neoliberal é vista como a hegemonia das leis de mercado, cuja implementação ocorreu emtrês fases distintas, desde 1995 e de lá para cá promoveu muitos avanços, mas também muitas contradições.
O tema globalização é percebido como o fenômeno que trouxe grandes mudanças positivas por meio das novas tecnologias e, ao mesmo tempo, o desemprego, contribuindo para o aumento dos níveis de miséria e exclusão social. As transformações provocadas pela globalização impulsionaram oaumento do desemprego e da queda da renda, assim nos últimos tempos, os brasileiros enfrentam uma tendência crescente de desemprego e informalização do trabalho.
Com o objetivo de estabilizar a moeda e controlar a inflação nos últimos anos, em 1994 foi criado o Plano Real. Esta moeda é bastante sobrevalorizada em relação ao dólar e, a duras penas conseguiu estabilizar os preços, porém trouxealtas taxas de juros, contribuiu para o aumento das privatizações, desregulamentação da economia e ajuste fiscal.
As mudanças provocadas pelo neoliberalismo, globalização e o Plano Real vêm mostrando impacto direto no mercado de trabalho que atualmente se encontra bastante competitivo, fazendo desaparecer atribuições antigas e surgir a cada dia novas profissões e postos de trabalho dos maisvariados. Essa acirrada competição faz com que o mercado e as empresas exijam um grau cada vez maior de especialização. Contudo, muitas vezes as pessoas encontram dificuldades em se qualificar, logo são retiradas do mercado de trabalho formal e passam a viver o desemprego.
Diante dessas situações, entende-se que não se deve perder a fé e a esperança, pois sempre é possível buscar soluçõesque revertam a situações ou pelo amenizem seus impactos. Dessa maneira, a abordagem dos temas aqui apresentados visa contribuir com informações sucintas para todos aqueles que buscam uma sociedade mais justa e igualitária.

1 O NEOLIBERALISMO E SUAS PREMISSAS

O neoliberalismo é uma doutrina político-econômica que tenta se adaptar aos princípios do liberalismo econômico hegemônico doséculo XVIII e nas três primeiras décadas do século XX. Esta doutrina trazida por Friedrick Hayek entre 1930 e 1940 tem como princípio fundamental as leis do mercado. É uma economia de mercado que percebe o Estado apenas como seu regulador e fiscalizador dos monopólios e das pequenas empresas.
Após esse período, com a hegemonia do mercado, o Estado tornava-se cada vez mais enxuto e deixa deexercer algumas funções que antes lhe cabiam como o apoio às vítimas de exclusão da ordem econômica. Às vezes, o Estado ressurgia segundo o modelo keynesiano dos grandes países, cujo foco era a intervenção do governo na economia.
Nos anos 1980 essa doutrina teve novo impulso com o governo de Margareth Tarcher e Ronald Reaga, na Inglaterra e Estados Unidos, respectivamente. Logo surgiu anecessidade de reduzir o tamanho do Estado em função dos excessos de regulamentação e intervenção nos setores econômicos.
A partir de 1989 o neoliberalismo ganha mais força, tornando-se hegemônico e passando a influenciar as economias de forma mais agressiva. Era o fim do socialismo. Nesse mesmo ano, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial realizam um encontro conhecido como...
tracking img