Curso .

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO



GLOBALIZAÇÃO:
Globalização é o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. É considerada a terceira revolução tecnológica.
É um fenômeno social que ocorre m escala global, sendo que esse processo consiste em uma integração de caráter econômico, social político e cultural entre os diferentes países.
A globalização éoriunda, principalmente, nos meios de comunicação e telecomunicações, fazendo com que o mundo ¨encurtasse¨ as distancias.
O processo de globalização surgiu para atender o capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista tornou-se predominante no mundo.A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente econômica e comercial, logo: a integração mundialdecorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores básicos: as inovações tecnológicas e o incremento do fluxo comercial mundial.
As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promovem a globalização. O incremento do fluxo comercial mundial tem como principal fator a modernização dos transportes, especialmente o marítimo, pelo qual ocorre grandeparte das transações comerciais – importação e exportação.
O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas – as multinacionais contribuíram para a efetivação da globalização, tendo em vista que tais empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.
Outra faceta da globalização é o surgimento dos Blocos Econômicos, - união de países vizinhos - quebuscam se fortalecerem no mercado cada vez mais competitivo.(exemplo: União Européia, MERCOSUL).

Características da globalização:
- é considerada a terceira revolução industrial,
- utiliza-se de recursos tecnológicos para baratear os preços dos produtos e também para estabelecer contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente – internet, redes de computadores, comunicação viasatélite, etc..
- busca do barateamento do processo produtivo – mão de obra barata - optam por produzir mercadorias em países onde a matéria prima, a mão de obra, a energia são mais baratas.
- é o fortalecimento do capital,
- Aldeia Global – integração da comunicação, do comércio internacional,
- interdependência entre os países,
- necessidade das pessoas se adequarem aos avanços: línguas,especializações, pós graduação, computação, etc,
- produção de mercadorias em diversos países – substituição do Fordismo pelo Toyotismo,
- evidencia a desigualdade social do planeta,
- evidencia a auto-regulação do mercado,
- evidencia a fome, o desemprego, as privatizações, as terceirizações, a redução ou precarização dos direitos trabalhistas, evidencia os trabalhos informais.


Vantagens daglobalização:
A abertura da negociação comercial foi fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados; o consumidor foi beneficiado, pois pode contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade. Essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e também de melhor qualidade.
Aglobalização também traz a vantagem da integração dos traços culturais entre os países.
Desvantagens da globalização:
A necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos as empresas passaram a produzir mais com menos gente e ainda, muitos não se incorporaram às novas tecnologias e máquinas modernas eavançadas.
Ainda, as multinacionais exploram a mão de obra do trabalhador do país em que estão instaladas. E um outro dado é que a globalização desvaloriza a cultura nacional, pois padroniza a forma de pensar e agir.
A globalização trouxe ainda a desigualdade de social no planeta – poucos ricos e muitos pobres. Trouxe a fome, o desemprego, a privatização, a terceirização, a precarização dos...
tracking img