Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Azevedo, J.M.L. A Educação como Política Pública. 3ª Ed.
Campinas: Autores Associados, 2004, v.1.97p.
Este livro aborda as visões ideológicas que se complexificam e mutuamente interferem entre siquando procuramos estudar as questões que emergem do traçado das políticas públicas, especialmente em educação.
No entanto, não ignora as profundas mudanças vividas nos últimos anos, e que nãosomente alteraram paradigmas específicos da educação, mas especialmente fizeram com que houvesse uma nova dinâmica forjada por movimentos políticos, econômicos e culturais que trouxeram novas realidades aserem incorporadas dentro das sociedades, não descartando as analises neoliberais com suas recentes questões ligadas ao trabalho, ao desemprego, as variaveis qe induzem às violencias e etc.
Aabordagem neoliberal
O pensamento neoliberal tem uma raiz histórica no liberalismo clássico, ( século XVII).
Os neoliberais tem uma concepção de Estado Mínimo o que significa, que as atividades que podemdar lucro deverão ser entregues à iniciativa privada. Para os mesmos o mercado é o caminho único para as regulações das mazelas sociais. À intervenção estatal no domínio econômico, vista como umarestrição às liberdades individuais, assim como a formação de monopólios, favorecimentos e manutenção artificial de agentes econômicos;
Às políticas sociais promovidas pelo Estado, que, segundo osneoliberais são responsáveis pelo endividamento interno e externo e pela criação de setores corporativistas. Por outro lado, programas sociais incentivariam a não produtividade, gerariam dependência desubsídios e interfeririam no mercado, gerando desequilíbrios, indolência e permissividade social. Assim, os neoliberais entendem que as políticas sociais devem ser minimizadas dentro do como iniciativo doEstado em seu limite, banidas.
No que concerne às políticas educacionais, imersas nas políticas sociais, entendem os neoliberais que as mesmas são responsabilidade estatal. Contudo, a educação é...
tracking img