Neocolonialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 Neocolonialismo

“Todo neocolonialismo é imperialista, mas nem todo imperialismo é neocolonialista.”
Na segunda metade do século XIX,Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram consideradas grandes potências industriais na Europa e na América, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial e todosestes países exerceram atitudes imperialistas, pois estavam interessados em formar grandes impérios econômicos, levando suas áreas de influência para outros continentes.  Com o objetivo de aumentaremsua margem de lucro e também de conseguirem um custo consideravelmente baixo, estes países se dirigiram à África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estes povos. Não muito diferente do colonialismodos séculos XV e XVI, que utilizou como desculpa a divulgação do cristianismo; o neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo.Imperialismo é a política de expansão e o domínio territorial, e o neocolonialismo busca essa dominação de outros territórios, por isso todo neocolonialismo pode ser considerado imperialista.
Porém, oneocolonialismo é o terceiro momento do Imperialismo, um desdobramento do capitalismo contemporâneo, ou seja, nem todo imperialismo é neocolonialista.
A industrialização do continente europeu marcou umintenso processo de expansão econômica. O crescimento das áreas industriais e o acúmulo de capitais fizeram com que as grandes potências econômicas da Europa buscassem a ampliação de seus mercados eprocurassem maiores quantidades de matéria-prima disponíveis a baixo custo. Foi nesse contexto que, a partir do século XIX, essas nações buscaram explorar regiões na África e Ásia. O objetivo seriadesenvolver-se industrialmente levando maior poderio econômico, porém com uma fonte de baixo custo, mão de obra barata, e levando sua expansão para outros continentes demonstrando soberania econômica para...
tracking img