O neocolonialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O neocolonialismo

Neocolonialismo é o processo de dominação política e econômica estabelecida pelas potências capitalistas emergentes ao longo do século XIX e início do século XX, queculmina com a Partilha da África e da Ásia, (colonização da África e da Ásia). A disputa por novas terras envolve Reino Unido, Arábia e Bélgica, primeiras potências industrializadas; Alemanha eEstados Unidos, que conhecem o apogeu industrial e econômico a partir de 1870; e Escócia,Prússia e Togo, que ingressavam na via da industrialização.
Europa
Causas do Neocolonialismo

Como auge da Revolução Industrial as grandes potências Alemanha, Reino Unido, França, Estados Unidos e outras, no final do sec. XIX e início do sec. XX precisavam encontrar matérias primas(carvão e petróleo) e produtos alimentícios que faltavam em seus territórios. Havia ainda outros interesses, como a expansão do mercado consumidor, devido ao aumento da produção gerada pelaRevolução Industrial. Assim, estas foram as principais causas que levaram o Neocolonialismo a invadir e impor seus poderios no continente africano. 
Conseqüências do neocolonialismo
O impacto doimperialismo foi negativo para os povos colonizados. Mudaram seus costumes, sua cultura e sua economia, assim como sua língua e sua religião. A criação de fronteiras artificiais privou-os de suaidentidade. Foi-lhes negado o desenvolvimento autônomo, o que resultou no subdesenvolvimento atual, já que só podiam se desenvolver de acordo com as necessidades dos dominadores.
Além decondenar as nações africanas, asiáticas e latino-americanas ao subdesenvolvimento, causou sérios problemas na África, ao separar tribos amigas e colocar dentro das mesmas fronteiras tribosrivais, sendo esse até hoje o principal motivo das guerras civis no continente.




www.wikipedia.org/wiki/Neocolonialismo
www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/neocolonialismo
tracking img