Neocolonialismo

Páginas: 2 (363 palavras) Publicado: 28 de janeiro de 2015






A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
E O NEOCOLONIALISMO.










Cidade/ESTADO (SIGLA)
Mês/ANO







A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
E O NEOCOLONIALISMO.




Otrabalho apresentado a disciplina de História, ministrada pela professora (Nome da professora-o), para a obtenção da nota do () Bimestre, tendo como intuito explicar e esclarecer o tema da SegundaRevolução Industrial e o Neocolonialismo.














Cidade/ESTADO (SIGLA)
Mês/ANO











INTRODUÇÃO:
















DOIS CONCEITOS:

Neste trabalhotemos dois conceitos muito importantes nos quais serão debatidos ao longo do mesmo. Eles são: Imperialismo e neocolonialismo.
Definimos imperialismo como à pratica expansionista de algumas nações,motivadas pela anexação de novos territórios. Já o neocolonialismo seria um processo de dominação política e econômica das potências capitalistas sobre determinada nação.
Na segunda metade do séculoXIX, países europeus como a Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram considerados grandes potências industriais. Na América, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grandedesenvolvimento no campo industrial. Todos estes países exerceram atitudes imperialistas, pois estavam interessados em formar grandes impérios econômicos, levando suar áreas de influência para outros continentes.Com o objetivo de aumentarem sua margem de lucro e também de conseguirem um custo consideravelmente baixo, estes países se dirigiram à África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estes povos. Nãomuito diferente do colonialismo dos séculos XV e XVI, que utilizou como desculpa a divulgação do cristianismo; o neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e datecnologia ao mundo.
Na verdade o que estes países realmente queriam era o reconhecimento industrial internacional, e, para isso, foram em busca de locais onde pudessem encontrar matérias primas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neocolonialismo
  • neocolonialismo
  • Neocolonialismo
  • Neocolonialismo
  • Neocolonialismo
  • Neocolonialismo
  • Neocolonialismo
  • Neocolonialismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!