Neoclassicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neoclassicismo
A Arte da Razão
O Neoclassicismo surgiu em meados do século XVIII como uma rejeição ao Rococó e ao Barroco tardio. Os artistas neoclássicos queriam um estilo que conseguisse expressar idéias morais sérias, como, por exemplo, os conceitos de justiça, honra e patriotismo. Ansiavam por recriar o estilo simples e majestoso da Grécia e da Roma antiga. Alguns obtiveram êxito, mas omovimento padecia de certa falta de vivacidade, um espírito de estreiteza acadêmica.
Este momento caracteriza-se principalmente pela revalorização dos valores artísticos gregos e romanos, provavelmente estimulada pelas escavações e descobertas que estavam sendo realizadas no período nos sítios arqueológicos de Pompeu, Herculano e Atenas. Os heróis gregos e a simplicidade da arte eram algunsaspectos extremamente admirados dessas civilizações. A valorização do passado que o Movimento propôs é uma de suas principais características que levam a uma boa parte dos críticos crerem que o Neoclassicismo pode ser visto como uma face do Romantismo. O aparecimento do Neoclassicismo também é considerado uma reação contra os exageros do Rococó, cultuando principalmente a razão, a ordem, a clareza, anobreza e a pureza, atributos que acreditavam ser inerentes às culturas gregas e romanas. A valorização desses aspectos parece ainda estar intimamente relacionada à época histórica do Movimento, chamado Iluminismo ou "Era da Razão".
Arquitetura
Uma arquitetura baseada nas imponentes construções de Grécia e Roma. As principais características da arquitetura neoclássica são imponência, simetriae nobreza. Na grande maioria possuem cores claras fazendo com que passe um ar de tranqüilidade. Possui obras nesse estilo arquitetônico tanto dentro da Europa como fora, e no local que se encontra são influenciadas pelo contexto no qual se passava na época. Como em Londres Lorde Burlington e William Kent tiveram influência pela obra "Os Quatro livros de Arquitetura", de Andrea Palladio(importante arquiteto renascentista) e inspirada na Villa Rotonda, também de Palladio. Na frança recebeu um grande influencia por parte dos ideais da Revolução Francesa.
O terceiro presidente dos EUA, Thomas Jefferson (1743 -1826) era também um arquiteto amador, afinado com as principais tendências européias ( inglesas em especial). Projetou sua residência com várias características neoclássicas, alémde estar associado à planificação de edifícios públicos, principalmente em Washington e Virgínia que também obedeceram ao movimento de revalorização da arquitetura grega.
Pintura e Escultura
Instituições como Academias ganharam mais destaque a partir do século XVIII, Lugares onde seria instituições de ensino de arte e organizadoras de exposições de trabalhos de seus membros. Foram extremamenteimportantes para a sobrevivência do Neoclassicismo na pintura e na escultura.As Academias representam mais um elo da Arte com a racionalidade da Arte Neoclássica. As pessoas deveriam dirigir-se às Academias e “aprender” Arte. Este “aprendizado” se daria pelas técnicas (perspectiva, sombreamento, etc.) e pelas convenções (céu azul, terra ocre, etc.) ensinadas pelos professores destas academias,sempre de acordo com as idéias do Neoclassicismo.
- Jacques-Louis David (1748 -1825) é considerado um dos principais pintores neoclássicos, bastante prestigiado pelo governo após a revolução francesa.David era ainda membro da Royal Academy. "Marat Assassinado", de 1793, que de uma maneira simples representou heroicamente a morte do revolucionário (e amigo de David) Marat, assassinado por CharlotteCorday, é considerada uma de suas melhores obras. Mostra o líder francês morto, debruçado em sua banheira, segurando uma petição (que provavelmente fora lhe dada por Charlotte na intenção de distraí-lo), uma caneta com a qual tencionava assinar o papel e a faca com que o crime fora realizado.
- Jean-Auguste Dominique Ingres (1780 -1867) foi um dos alunos e seguidores de David e é outro...
tracking img