Neoclassicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neoclassicismo
O que é:
O neoclassicismo, ou arcadismo, ou setentrismo; como é chamado foi um período histórico da literatura. Como todos os períodos literários, ocorreu primeiro em Portugal noséculo XVIII ate o inicio do século XIX; logo após o Barroco.
É um movimento cultural que defende a retomada da arte antiga, especialmente a Greco-romana, e que recusa a arte anterior que seria a arteBarroca por ser defeituosa, e ter um excesso de desmedida. A pintura neoclássica, então, obedecia a regras inspiradas nas esculturas clássicas gregas e na pintura renascentista italiana, sobre tudo emRaphael Menges (1728-1779), mestre inegável do equilíbrio da composição e da harmonia do colorido.

Arte:
A escultura neoclássica tem em Roma o seu centro irradiador, nas versões de Antonio Canova(1757-1822), Thorvaldsen (1770-1844) e John Flaxman (1755-1826). Teseu e o Minotauro (1781-1783) é considerada a primeira grande obra de Canova. A escultura de Thorvaldsen, ainda que parada em modelossemelhantes é vista como oposta a de Canova no movimento e luz; e a fama de Flaxman vem das gravuras para a Ilíada ea Odisséia (1793).

Literatura:
Os textos empregam linguagem clara, sintética,gramaticalmente correta e nobre. A forma liberta-se um pouco do rigor do Classicismo anterior. A principal expressão do movimento na literatura é o Arcadismo, manifestado na Itália, em Portugal e noBrasil.
A sua principal expressão na literatura, o Arcadismo foi um movimento literário que buscava basicamente a simplicidade, oposto a confusão e do retrocedimento Barroco. Retrata a vida pastoril eharmônica do campo.

Principais características do Neoclassicismo.
As principais características na arte eram: a harmonia do colorido; o retorno à arte Greco-romana; pinceladas que não marcavam asuperfície; racionalismo; exatidão nos contornos; técnicas apuradas; culto a teoria de Aristóteles e a democracia.
Já na literatura eram: a clareza; Carpe Diem (aproveitar o dia) um dos temas bem...
tracking img