Neoclassicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA - UNIRON
FYAMA NICOLLI
HAYMÊ VILHENA
PATRÍCIA GARCIA
TÂMARA CARVALHO



NEOCLASSICISMO



PORTO VELHO
2012

FYAMA NICOLLI
HAYMÊ VILHENA
PATRÍCIA GARCIA
TÂMARA CARVALHO

NEOCLASSICISMO

Trabalho de avaliação para conclusão do primeiro bimestre da matéria de Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo do Curso deArquitetura e Urbanismo da UNIRON, apresentado na modalidade teórico, como requisito parcial para a conclusão da disciplina.

Orientador: Kacianni Moretto Santos

PORTO VELHO
2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................04

2 ARQUITETURANEOCLÁSSICA...................................................................05

2.1 PANTHEON DE PARIS...............................................................................05

2.2 PORTÃO DE BRANDEMBURGO................................................................05

2.3 PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA...............................................................07

2.4 CHISWICKHOUSE.....................................................................................08

2.5 MUSEU BRITÂNICO...................................................................................08

2.6 PALÁCIO DO ITAMARATY EM BRASÍLIA..................................................09

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................11REFERÊNCIAS.................................................................................................12



1 INTRODUÇAO

O Neoclassicismo surge no período de 1760-1830, ao mesmo tempo em que, para os historiadores da economia, surge a Revolução Industrial, e tratando-se de arquitetura, surgem os primeiros problemas na prática da construção. O Neoclassicismo conhecido por alguns autores como a “Era da Razão”, é considerado uma reação ao Barroco e ao Rococó.Enquanto alguns arquitetos utilizavam as formas antigas de significância simbólica, outros utilizavam as mesmas formas, porém com pouca intensidade, permitindo assim, aprofundar-se nas novas exigências da cidade industrial. De uma forma geral a Arquitetura foi marcada pela simplicidade, caracterizada pelo uso de fachadas sóbrias, nas quais colunas dóricas ou jônicas sustentam rijos frontõestriangulares. As encomendas já não partiam do clero e da nobreza, mas proviam da alta burguesia. As cidades mudaram completamente, devido à demolição de edifícios e abertura de avenidas largas, que foram traçadas com as formas monumentais da arquitetura renovada, nascendo então, um segundo renascimento da antiguidade.

2 ARQUITETURA NEOCLÁSSICA

2.1 PANTHEON DE PARIS

Sua construção foi iniciada em1764, quando Luís XV se curou de uma grave doença, e como promessa ordenou a construção de uma Igreja para Santa Genoveva, projetada pelo arquiteto Soufflot, que morreu em 1780, atrasando a obra, que se finalizou 10 anos mais tarde, em 1790.
Baseano no pantheon romano, possui 110 metros de comprimento e 84 de largura, fachadas com colunas coríntia, uma cúpula de 83 metros de largura e o formato deuma cruz grega.
Em 1791 a igreja finalmente se tornou pantheon, ou seja, um edifício consagrado a memória dos homens ilustres e onde se depositam os seus restos mortais. La estão sepultados mais de 70 pessoas da historia francesa, como o próprio arquiteto Soufflot e o escritor Voltaires.

Igreja Pantheon

2.2 PORTÃO DE BRANDEMBURGO

Localizado em Berlim – Alemanha. Já havia um portão nestelocal, mas em 1789, como a burguesia ganhava força o rei Frederico Guilherme II, ordenou que construísse sobre o portão já existente, algo mais esplendoroso. Projeto do arquiteto Carl Gotthard Langhans, a obra neoclássica, formando cinco vãos, por onde passam cinco estradas, sendo que, a rua do meio era apenas para a comitiva real, que tinha acesso direto ao palácio.
Em 1791 o portão foi...
tracking img