Neo-platonismos e suas tendencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FCF-FACUDADE CATÓLICA DE FORTALEZA
José Damacio Soares Silva

Neoplatonismo e suas tendências

Trabalho realizado para obtenção de nota parcial da disciplina de Filosofia Medieval do Curso Bacharelado em Filosofia da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF, Orientada pelo Professor E Dor. Jan Gerard Terrerg.

Fortaleza,
2011.

Neoplatonismo e suastendências

Ocorrida no final da Idade Antiga o movimento Neoplatônico é considerado um grande momento filosófico que alcançou seu apogeu com Plotino, seu representante Maximo. O movimento prosperou em torno do ano 200 d.C., tendo seu auge ao longo do século III d.C. tendo como fundador Amônio de Sacas e os seus colaboradores foram Erenio, Orígenes, O Pagão, e Plotino, alem do celebre literatoLongino e outros (2004, v1, pág.364).
Com base no estudo feito em Giovanni Reale, percebemos a grande tentativa dos Neoplatônicos era renovar o platonismo da Academia fundada por Platão, com uma ênfase na parte mística e em especial na teoria das idéias, foi influenciada pelo estoicismo e o pitagorismo. O que perpassa o movimento é o aperfeiçoamento do que Platão falava, ou seja, Platão defendiaque o homem é um ser dual, composto de um corpo feito de matéria (pó e terra), pertencente à realidade sensível e uma alma imortal que habita no mundo das idéias, já o Neoplatônismos faz uma espécie de aperfeiçoamento, afirmando que o real é constituído por três partes: Uno de onde vem a luz divina, a segunda é a inteligência (nous), a terceira é a alma. As duas ultimam precederam da primeira poremanação.
Alem da escola de Alexandria onde se iniciou tudo por Amônio de Sacas e também a escola de Plotino tem ainda a escola da Síria fundada por Jâmblico, escola de Pergamo fundada por Edesio, a escola de Atenas fundada pelo Plutarco e em ultima a escola de Alexandria fundada com Hipatia. As tendências em destaque dessas escolas são:
• Plotino e Amônio representam a tendênciametafísico-especulativa;
• Jâmblico e Plutarco representam como que uma síntese ou se preferirmos, uma combinação;
• A escola de Pérgamo representa uma involução religioso-teúrgico e uma decadência do componente filosófico especulativo;
• A escola de Alexandria tem um caráter predominante erudito tendendo a simplificar o Neoplatonismo;

(2004, v1, pág. 364-365). Nestes últimos momentos dafilosofia antiga, observamos que sua capital já não é mas Atenas e sim Alexandria, um centro bastante importante para a historia, lá se concentra quase toda a produção literária como também do pensamento filosófico, um centro também cosmopolita na qual vivem egípcios, judeus, gregos e romanos, é um local bastante privilegiado para todos os intercâmbios.
Alguns pensadores classificar o fim dafilosofia antiga com essa imensa produção feita pelos os neosplatonistas, mas também, há uma data oficial segundo Giovanni Reale foi exatamente a 529 d. C., ano em que Justiniano proibiu aos pagãos a publicarem qualquer tipo de texto, de manter escola e a ensina com o jugo de suas propriedades serem confiscada e de serem enviados ao exílio, caso o descumprimento desse edito (2004, v1, pág. 367).Podemos concluir neste primeiro momento afirmando que de certa forma, em seu último alento, a filosofia antiga retornou às origens milesianas, procurando um único princípio o Uno, ou seja, o início.

Os Neoplatônicos e suas contribuições

Amônico Sacas
O que se sabe desse grande homem é quase pouco, de inicio temos uma semelhança entre ele e Sócrates, ambos não deixaram nada escrito, através dePlotino sabemos que foi educado em lar cristão, mas ao passo que foi dedicando a filosofia voltou à religião pagã. Viveu uma vida esquiva e afastada dos clamores do mundo, cultivando uma filosofia compreendida como exercício, não apenas de inteligência, mas também de vida e de ascese espiritual.
O que temos de conhecimento a respeito de seu pensamento é através dos relatos dos seus discípulos...
tracking img