Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Desde a década de 1950, com a chegada da Televisão nos lares brasileiros, este passou a ser o veículo de cultura, entretenimento e informação mais desejado pelas famílias. Neste final do século XX e início do século XXI, pessoas de todos os grupos sociais e idades têm acesso a um grande número de informações transmitidas pelos meios de comunicação em massa, fato que veminfluenciando e suscitando debates, discussões e questionamentos acerca dos seus malefícios e também dos seus benefícios em relação à construção da subjetividade humana.
Por ser uma das principais mídias e por sua inserção social ser uma das mais elevadas em nosso país, onde funciona muitas vezes como substituta de outras opções culturais e como a principal fonte de informação da maioria da população, oestudo de seus programas infantis bem como das mensagens que estes transmitem através de seus desenhos animados torna-se relevante.
Dessa forma, vem a ser indispensável analisarmos os programas infantis e mais notadamente, os comportamentos que eles transmitem. Isso ganha uma relevância ainda maior ao considerarmos que no Brasil, grande parte da população infantil tem poucas oportunidades deentretenimento e lazer devido às condições precárias de sobrevivência as quais a maioria delas estão submetidas.
De acordo com os dados do IBGE apud Unicef (2008), quase metade (45,4%) das famílias com crianças na primeira infância tem o rendimento familiar mensal de até ½ salário mínimo per capita, o que as coloca abaixo da linha de pobreza. Quando esse dado é desagregado por regiões, o quadro émais alarmante: 55,1% e 66,9% das crianças de até 6 anos no Norte e no Nordeste, respectivamente, moram em famílias consideradas pobres
Como ressalta Barros Neta (2001), a Televisão é um fenômeno da sociedade industrial com forte teor de influência sobre o público, em geral, e a criança, em especial, tanto na representação de mundo como em seu próprio comportamento. Assim, a televisão, ao veicularinformação, comportamentos e valores através dos desenhos infantis “forma e conforma” sujeitos com bases nos seus signos específicos.
Surge, assim, a necessidade de buscarmos nos meios de comunicação, os elementos que contribuem com um desenvolvimento sadio das crianças e adolescentes. Bem como a necessidade de disciplinar na criança, o uso dos meios de comunicação, não por meio da “proibição”,mas com o desejo contínuo de despertar a reflexão e olhar crítico sobre as mensagens que são veiculadas. Já que tanto os Meios de Comunicação de Massa quanto a escola atuam da mesma forma, ou seja, educando através de signos por meio do texto escrito, ilustração, imagem e fala.
Através da mídia são ensinados modos de falar, padrões de comportamento e parâmetros de julgamento do ponto de vista daatualidade e do cotidiano. Na escola, por sua vez, pressupõe-se que as crianças aprendam as mesmas coisas, só que a partir de conhecimentos sistematizados, produzidos por procedimentos científicos que devem orientar atitudes e condutas mais condizentes com a racionalidade humana.
A partir disso, compreendemos que há a necessidade, se não urgência, de os educadores contribuírem com a formação deuma consciência crítica nos alunos para que sejam capazes de discernir os valores veiculados nas informações midiáticas.
Com o intuito primeiro de trazer uma contribuição nesse sentido, este estudo toma como base pesquisas anteriores voltadas para o tema “Mídia e Educação”, objetivando especificamente investigar a influência do desenho animado no comportamento das crianças.
O interesse em estudaro tema – A influência do desenho animado no comportamento das crianças – surgiu a partir da realização de uma pesquisa desenvolvida na disciplina de Projeto Educativo III no curso de Pedagogia desta Universidade. Tal pesquisa intitulada "DOCÊNCIA: uma análise da influência dos desenhos animados Clifford e Pica-Pau no processo de ensino-aprendizagem na Unidade Integrada Complexo Educacional...
tracking img