Energia eolica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

O que é energia eólica?

➢ A energia eólica origina-se dos ventos. O termo "eólico" vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega.

➢Denomina-se energia eólica a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento).

➢ Pode ser convertida em energia mecânica.

Pode ser convertida em energia elétrica.



2História da energia elólica

➢ Já há quatro milênios as pessoas usavam a energia eólica na forma de barcos à vela no Egito.

➢ Os primeiros moinhos de vento, usados para moer grãos, surgiramentre 2 mil a.C., na antiga Babilônia, e 200 a.C. e na antiga Pérsia.h

➢ No início do século XI d.C., os cruzados europeus levaram o conceito para casa e surgiu o moinho de vento do tipoholandês com o qual estamos familiarizados.

➢ O desenvolvimento da tecnologia da energia eólica moderna e suas aplicações estavam bem encaminhados por volta de 1930, quando estimados 600 milmoinhos de vento abasteciam áreas rurais com eletricidade e serviços de bombeamento de água nos EUA.

Até os dias atuais ela é muito utilizada.



















3

Esquema degeração e distribuição de energia

[pic]

4

Potencial instalado de energia eólica no mundo

[pic]

Em alguns países, a energia elétrica gerada a partir do vento representa significativaparcela da demanda. Na Dinamarca esta representa 23% da produção, 6% na Alemanha e cerca de 8% em Portugal e na Espanha (dados de setembro de 2011). Globalmente, a energia eólica não ultrapassa o 1% dototal gerado por todas as fontes.



5

Potencial eólico Brasileiro

➢ O potencial eólico brasileiro é de 143,5 GW (GigaWatts), mas atualmente a capacidade instalada é de 1 GW, o querepresenta 1% do potencial, segundo um estudo da Centro de Pesquisa em Energia Elétrica (Cepel) do Ministério de Minas e Energia feito em 2011.




6

[pic]















7...
tracking img