Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a hidroginástica?

Como o próprio nome já diz a hidroginástica nada mais é que uma ginástica realizada em meio liquido, onde se utiliza a resistência da água para reduzir a ação dagravidade e fortalecer a musculatura. A hidroginástica reduz o risco de lesões podendo ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer faixa etária. Tanto homens como mulheres, jovens e idosos, gestantes,magros, obesos, pessoas com qualquer nível de condicionamento físico podem se beneficiar desta atividade que é também a mais indicada para pessoas que tem alguma restrição ao exercício com sobrecargaem solo.
Não se sabe ao certo como surgiu a hidroginástica, o que se sabe é que o ser humano tem uma forte ligação com a água. É fato que os homens da caverna se banhavam em cachoeiras e rios,imitando os animais e ensaiando os primeiros movimentos aquáticos, a fim de se refrescar e relaxar. Há relatos em livros que mencionam formas de atividades aquáticas sendo praticadas a mais de 1000 anospelos romanos e gregos.
Atualmente, a hidroginástica é estudada no mundo todo. Especialistas afirmam que a água é o meio mais propício para a prática de atividades físicas e apontam as atividadesaquáticas como alvo dos maiores investimentos no mercado financeiro do fitness para os próximos anos.
Para praticar a hidroginástica não é necessário saber nadar. Piscinas consideradas ideais para aprática têm entre um metro e quarenta e um metro e cinquenta centímetros não causando assim grandes riscos de acidentes. Além do mais, pode-se ainda utilizar um colete de flutuação para minimizar ainsegurança de pessoas que não se sentem a vontade na piscina, ou ainda fazer uso de meias ou sapatilhas anti-derrapantes, para melhorar a aderência com o fundo da piscina e aumentar a confiança do aluno.Os benefícios da hidroginástica são muitos. Incluem todos aqueles das atividades físicas realizadas em solo, porém com impacto quase inexistente sobre as articulações. Considera-se ideal que a...
tracking img