Projeto de leitura

Projeto de Leitura – Maternal 1
Professora: Vanessa dos S. Moraes

Projeto Cantigas de Roda

JUSTIFICATIVA
Segundo o Referencial Curricular para Educação Infantil a música vem aolongo de sua história, atendendo a vários objetivos, alguns dos quais alheios as questões próprias dessa linguagem. Tem sido em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos, como a formação dehábitos, atitudes e comportamentos, a realização e datas comemorativas, a memorização de conteúdos, estas canções costumam ser acompanhadas por gestos corporais, imitados pelas crianças de formamecânica e estereotipada.
Do ponto de vista pedagógico, estas cantigas infantis são consideradas completas: brincando de roda a criança exercita naturalmente o seu corpo, desenvolve o raciocínio ea memória, estimula o gosto pelo canto. Poesia, música e dança, une-se em uma síntese de elementos imprescindíveis a educação global. Vale lembrar que, a atividade lúdica constitui o aspecto maisautentico do comportamento da criança. Ao brincar, a criança está correspondendo a necessidade vital suas, dando vazão a impulsos que a permitem desenvolver-se como ser pleno e afirmar sua existênciasingular. É um movimento que faz parte dos seus esforços de compreender o mundo, e que a torna capaz de lidar com problemas até complexos e que muitas vezes tem dificuldade de compreender.Neste projeto resgataremos as cantigas de roda, já esquecida em nossa sociedade atual, trabalharemos o desenvolvimento das diversas habilidades ligadas tanto às áreas motoras, quanto nas cognitivas eafetivas, promovendo a formação integral da criança.


OBJETIVOS

O Projeto de Leitura: Cantigas de Roda tem como objetivo trabalhar as cantigas de forma prática através de CDs infantis,visualização das letras, como também a caracterização do tema ao trabalharmos com as crianças. Nas atividades plásticas, com a utilização de tinta guache, as crianças farão a releitura da cantiga com suas...