Negreiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Almada Negreiros (1983-1970)
 Influenciado por Picasso conjugou o cubismo e o neoclassicismo e sempre fiel ao dinamismo linear chegou ao abstraccionismo geométrico.

Nesta pintura estão retratadas quatro pessoas no café “A Brasileira”. Duas mulheres e dois homens sendo que o senhor à esquerda no quadro é o próprio Almada Negreiros. Este quadro reflecte o ambiente de modernidade vivido emLisboa e, simultaneamente, a vida do quotidiano português, não só pela presença de mulheres num café mas, especialmente pela ruptura com os hábitos da sociedade tradicional evidenciados pela sua postura: uma delas está a fumar (a mulher do lado esquerdo), e a outra apresenta vestuário não convencional.


Leia mais:http://lounge.obviousmag.org/da_ponte_para_o_miradouro/2012/02/artes-plasticas-portuguesas-do-seculo-xx.html#ixzz1xRFxUNfM
 
 
http://www.youtube.com/watch?v=h-djW8kf8Do –sobre o século XX “o novo existe e é tudo o que há de mais antigo”  cita Tb Delacrois “era indispensavel q viesse um século q dissesse: basta! Recomeçamos, sobre o sec XX- sobre o progresso mas tinhamos  perdido a unanimidade humana:“estamos ainda divididos entre nacionalismos e religiões” idéia q hoje em diaestá em voga, no século XXI após a globalização e a internet, deste ponto de vista ele tinha um olhar para o futuro  -   Almada Negreiros e a  Unanimidade Humana
 
( em um vídeo Almada fazia retrato das visitas da casa quando pequeno)
 
 

 Ponto de Bauhütte.

As quatro matrizes formavam a "rede fundamental" e serviam também, além do traçado de siglas, no desenho de capitéis, campanários,rosáceas, etc. Mas, para obter todos os traçados usados pelo construtores do gótico, quer no desenho das rosáceas e outros pormenores, quer ainda na composição de plantas e alçados, no dimensionamento e proporcionamento global das edificações, é necessário acrescentar uma quinta matriz à rede: o Ponto de Bauhütte. Esta não aparece em nenhuma sigla lapidar, constituindo provavelmente o grandesegredo geométrico dos mestres construtores do gótico, só acessível no último grau de iniciação .
 A propósito do Ponto de Bauhütte, Almada transcreveu assim o velho ditado da Bauhütte transformado em quadra.

Um ponto que está no círculo
E que se põe no quadrado e no triângulo.
Conheces o ponto? tudo vai bem.
Não o conheces? tudo está perdido.


Este segredo da arquitectura e da pinturaclássica foi imagem obsessiva para Almada que durante dezenas de anos, tentou descobri-lo.
Almada Negreiros 
(1893 - 1970)

 
Escritor e artista plástico, José Sobral de Almada Negreiros nasceu em S. Tomé e Príncipe a 7 de Abril de 1893. Foi um dos fundadores da revista “Orpheu”(1915), veículo de introdução do modernismo em Portugal, onde conviveu de perto com Fernando Pessoa. Além da literatura eda pintura a óleo, Almada desenvolveu ainda composições coreográficas para ballet. Trabalhou em tapeçaria,  gravura, pintura mural, caricatura, mosaico, azulejo e vitral. 

As duas orientações de busca e criação de Almada Negreiros foram a beleza e a sabedoria. Para ele "a beleza não podia ser ignorante e idiota tal como a sabedoria não podia ser feia e triste" (Freitas, 1985). Almada Negreirosfoi um pintor-pensador.   uma aprendizagem que implica um percurso introspectivo e universal. 

O tema principal de Almada foi o número, a geometria (sagrada) e  os seus significados, declarando que a sabedoria poética e a sabedoria reflectida têm entre elas a fronteira irredutível do número. Almada revela-se assim um neopitagórico sendo este seu lado a fonte mais profunda da sua inspiração e dasua criatividade e, segundo Lima de Freitas, a sua “loucura” central. 


Contribuiu imensamente para o modernismo português 
 Na sua evolução como pintor, Almada passou do figurativismo e da representação convencional dos primeiros tempos, para a abstracção geométrica, matemática e numérica que caracteriza as suas últimas obras. 

  

"O Número", por Almada Negreiros
Intitula-se «O...
tracking img