Teoria burocratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA BUROCRÁTICA
MAX WEBER


Seminário apresentado como parte de avaliação da disciplina de Teoria Geral da Administração, no 1º Bimestre do Curso de Administração das Faculdades Opet, sob orientação da Profª Ângela de Fátima Bósio.







CURITIBA
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.............................................................................................. 042. ORIGENS DA BUROCRACIA.................................................................... 05
2.1Conceito.....................................................................................................05
3. OS ESTUDOS DE WEBER.......................................................................... 05
3.1 A Burocracia de Weber............................................................................ 06
4. A TEORIA DA AUTORIDADE................................................................... 07
5. AS FUNÇÕES DA BUROCRACIA ............................................................ 08
6. DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA ........................................................... 09
7. CONTINGENCIAS DA BUROCRACIA .............................................. 10
7.1A Burocracia e a sua associação a ineficiência........................................ 10
7.2 A Burocracia e o desempenho................................................................. 11
8. COMPARAÇÃO DA TEORIA BUROCRÁTICA ............................... 11













1. INTRODUÇÃO
A administração tem como base Frederick Wislow Taylor, com a teoria administraçãocientífica criada no fim do século XIX e inicio do século XX, em que dava ênfase às tarefas. Em seguida, com a necessidade de uma maior organização e estruturação entram os estudos de Jules Henri Fayol (1916), com a teoria administrativa em que tratava a estrutura organizacional, aplicando a administração do todo para as partes. Dando continuidade ao processo de desenvolvimento das teorias daadministração surge em 1933 à contribuição de Elton Mayo com a escola de relações humanas em que tem como foco atender as necessidades dos empregados e assim buscando corrigir a desumanização do trabalho. Por fim apresentaremos com mais ênfase neste trabalho os pontos abordados pela teoria burocrática, onde a racionalização do trabalho era o foco principal. Pontos apurados nesta apresentação: conceito deautoridade, tipos de autoridade, características, funções e disfunções da teoria, alem dos modelos burocráticos de Merton, Selznick e de Goldner, burocracia x eficiência, burocracia x desempenho e as principais criticas ao sistema.
Além disso, iremos abordar itens da teoria burocrática aplicados em uma empresa atual.













2.ORIGENS DA BUROCRACIA

A Administração Burocráticase originou na Europa no inicio do século XX, como alternativa á teorias conhecidas, visto que buscava a racionalidade técnica requerida para projetar e construir um sistema administrativo baseado no estudo exato dos tipos de relacionamentos humanos necessários para expandir a produtividade.
A escola da burocracia abriu uma nova visão na perspectiva administrativa, introduzindo o estudo de seuaspecto institucional, partindo da ciência política, do direito e da sociologia, propondo um modelo de aplicação e comparação.
As concepções da burocracia tiveram influencia fundamental no estudo da administração publica. Mas não é só nas repartições governamentais que o fenômeno burocrático se manifesta. Todos os tipos de atividades administrativas utilizam a burocracia, isto é, o trabalho baseadoem papeis e documentos movimentados em sequencia contínua entre as varias unidades componentes da estrutura organizacional.
A Teoria da Burocracia se originou também da necessidade de organização das empresas, que cresciam em tamanho e complexidade de operação. Era necessário um modelo de organização racional, aplicado não só à fabrica, mas a todas as áreas e formas de atividades das...
tracking img