Durkheim e o direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DURKKHEIM E O DIREITO
1.HISTÓRIA DE VIDA, CONTEXTO E FORMAÇÃO DA OBRA DE ÉMILIE DURKHEIM.

Émile Durkheim foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina. O sociólogo francês viveu numa Europa conturbada por guerras e em vias demodernização, e sua produção reflete a tensão entre valores e instituições que estavam sendo corroídos e formas emergentes cujos perfis ainda não se encontravam totalmente configurados.
A maior parte da vida de Durkheim transcorreu durante a Terceira República francesa (1870-1940), época caracterizada pela instabilidade política e pelas guerras civis. Ele acreditava ser necessário descobrir novas formas paraa sociedade fortalecer sua coesão. Durkheim foi um liberal democrata disposto a levar à frente os ideais revolucionários de 1789. Nesse sentido, deu continuidade à idéia cotidiana de instituir uma religião de cunho secular, fundada em princípios morais que poderiam revigorar a sociedade moderna. O positivismo foi a corrente de pensamento que teve maior influência sobre o método de investigação queele elegeu como o mais correto para a coleta dos dados, a fim de que a Sociologia ultrapassasse os obstáculos impostos pelas noções vulgares e pela afetividade.
Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris em 15 de novembro de 1917. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna. Viveu numa famíliamuito religiosa, seu pai era um rabino. Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais.
Aos 21 anos de idade, Durkheim, foi estudar na Éscole Normal e Supérieure e passou a dedicar-se ao mundointelectual. Formou-se em Filosofia, no ano de 1882. Cinco anos após sua formatura, foi trabalhar na Universidade de Burdeos como professor de pedagogia e ciência social. Neste período, começaram seus estudos sobre sociologia. Ao estuda-la, objetivava aprender os métodos científicos e os princípios morais que guiavam a vida social. Em seu país de origem, implantou o primeiro curso de ciência social emuma universidade, visando deter a degeneração moral que percebia na sociedade francesa. Publicou a tese “A divisão do trabalho social” e “As regras do método sociológico”.
Émile viveu em uma época repleta de acontecimentos históricos que marcaram profundamente a nação francesa tais como a insurreição da Comuna de Paris, a proclamação da chamada “III República”, com a formação do governoprovisório de Thiers até a votação da Constituição de 1875 e a eleição do seu primeiro presidente (Mac-Mahon). A vida de Émile também foi marcada pela disputa franco¬-alemã: em 1871, com a perda de uma parte da Lorena, sua terra natal tornou-se uma cidade fronteiriça, com o advento da Primeira Guerra Mundial, perdeu seu filho Andrés, que parecia destinado a seguir a carreira paterna.
O ambiente históricofoi, por vezes, assinalado por ele de “vazio moral da III República”, marcado seja pelas consequências diretas da derrota francesa e das dívidas humilhantes da guerra, seja por uma série de outros temas políticos. Diante disto entende-se a procedência de seu método conservador e progressista. Foi um homem cuja vida foi marcada por acontecimentos políticos históricos que resultaram na grandemaioria, em desastres. A época em que viveu apresentou desenvolvimentos tecnológicos como a invenção do avião, cinema, entre outros grandes avanços da indústria e da ciência.

2. OBJETO, MÉTODO E PRINCIPAIS CONCEITOS DURKHEIMIANOS
Objeto: No inicio de sua produção, marcada pela fase positivista, Durkheim considera que para a Sociologia se tornar uma ciência autônoma, esta deveria delimitar seu...
tracking img