Necrochorume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estacio de Sá – Campus Cabo Frio
Aluna: Pamella Luiza da Rosa Gandra
Matricula: 2009.01.37836-7
Direito Ambiental

Necrochorume – Aspectos Gerais
Introdução

O tema aqui abordadotrata-se de um tema pouco discutido pela sociedade em geral. Talvez por reportar a algo não muito agradável de imaginar, os cuidados com o Necrochorume, líquido composto por água, sais minerais e substanciasorgânicas, responsável pela contaminação do solo e aqüíferos subterrâneos, não são os devidos.
Pouco se fala do assunto, e a legislação sobre o tema não é expressa ou rígida. Mas há de se observarestas construções a fim de proteger a contaminação que, há tempos já se prevê como desastrosa para o meio ambiente.
No Brasil, a Legislação mais atual que discorre sobre os aspectos construtivos decemitérios é recente. Em 2003 foi divulgada a Resolução nº 335 do conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) que dispõe sobre o licenciamento ambiental de cemitérios. Posteriormente, em 2006, foipublicada a Resolução CONAMA nº 368 que altera a Resolução anterior e dispõe sobre pontos considerados equivocados ou ineficientes para o controle da contaminação.
Na cidade de Araruama/RJ, cidade onderesido, o único cemitério, é cemitério dito de Igreja, possui instalações antigas e, portanto, não possui os meios necessários para proteção do solo e dos lençóis freáticos. O cemitério é consideradofonte poluidora por ter sido construído sem qualquer preocupação de revestimento da camada inferior do solo para que o necrochorume liberado na decomposição dos corpos não atinja o solo e aqüíferosubterrâneo.

Palavra dos Pesquisadores

Segundo o Prof. Lezíro, a cremação do corpo humano é a maneira mais eficaz para eliminar todas as substâncias que poderiam contaminar o meio ambiente. No entanto,quando ocorre o sepultamento, algumas medidas devem ser tomadas para que não haja riscos de contaminação.
O ideal é conter (prender) o necrochorume dentro dos túmulos para a secagem, a fim de evitar a...
tracking img