Necrochorume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A palavra "cemitério" foi dada pelos primeiros cristãos aos terrenos destinados à sepultura de seus mortos. Os cemitérios ficavam geralmente longe das igrejas, fora dos muros da cidade: a prática do sepultamento nas igrejas era desconhecida nos primeiros séculos da era cristã. A partir do século XVIII criou-se um sério problema com a falta de espaço para os enterramentos nos adrosdas igrejas ou mesmo nos limites da cidade, os esquifes se acumulavam, causando poluição e sérias doenças, o que tornava altamente insalubres as proximidades dos templos. A prática da cremação, cada vez mais frequente, permitiu dar destino aos corpos de maneira mais compatível com as normas sanitárias.
O aumento populacional exige áreas cada vez maiores para sepultamento de corpos humanos.Assim, áreas destinadas à implantação de cemitérios geralmente são em regiões de baixo desenvolvimento socioeconômico. Essas áreas muitas vezes têm características geológicas e hidrogeológicas não avaliadas devidamente, o que pode levar a problemas sanitários e ambientais de enorme complexidade. Cemitérios são áreas que geram alterações no meio físico e por isso devem ser considerados como fontessérias de impacto ambiental.
No Brasil, a maioria dos cemitérios são antigos e, exatamente por isso, descompassados em termos de estudos técnicos e ambientais.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1 - A História do Cemitério
Desde que o homem existe, o significado de sua morte e de seus semelhantes é encarado de maneiras diferentes, dependendo da época e civilização.
O sentido dado à morte é distinto emodifica-se de acordo com a cultura e costumes de cada povo e sofre alterações ao longo da evolução dos valores cultuados por cada sociedade, que sofre influências da cultura de outras civilizações.
Na Mesopotâmia os mortos eram enterrados meticulosamente e eram acompanhados de seus utensílios, como objetos de uso cotidiano e roupas, que serviam para identificar sua identidade pessoal e familiar. Esteritual servia para representar a personalidade e status social do indivíduo enquanto vivo, já que a morte seria o apagamento desta existência.
Entre antigos hindus os mortos eram incinerados. As cinzas eram lançadas ao vento, ou nas águas dos rios. A cremação representava a purgação de todos os pecados, sendo a própria vida individual considerada uma transgressão que deveria ser expiada pelamorte.
Na antiga Grécia, apesar de haver a incineração tanto para os homens comuns, como para os nobres, a cerimônia dos homens comuns era distinta dos grandes heróis. Os pobres eram cremados juntos e suas cinzas enterradas em valas comuns. Já os grandes heróis eram homenageados durante a cremação, já que este teve a vida digna de ser lembrada e acreditava-se que sua morte era a prova de suavirtude.
Para os judeus e cristãos que acreditavam na ressurreição após a morte, esta seria o acesso para outra dimensão da vida que poderia ser no inferno ou no paraíso, conforme os seus feitos em vida a partir da observação dos mandamentos de Deus.
Foi na Idade Média que o cemitério começou a ser utilizado da forma que conhecemos.
Nesta época a morte era vista com naturalidade e os enterrosaconteciam nos arredores da Igreja Católica.
Ainda na Idade Média, as ideias teocentristas estavam difundidas por toda a Europa, aonde a Igreja Católica mantinha a população presa às suas crenças, principalmente para onde as almas vão após a morte, para a paz divina do paraíso, ou para o sofrimento eterno no inferno. Então começou-se a acreditar que se as pessoas fossem enterradas dentro ou próximo aIgreja, estariam mais perto do paraíso. Assim os mortos socialmente importantes eram enterrados no interior. Aqueles menos importantes eram enterrados em um terreno ao lado, e os indignos sociais eram enterrados em vala comum que permanecia aberta até a completa lotação.
Com o aumento da população, faltavam cada vez mais espaços vazios onde as pessoas poderiam ser enterradas próximas ou no...
tracking img