Direito ambiental necrochorume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ – FIC
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL
1º SEMESTRE/NOTURNO
PROFESSORA: SILVIA MARIA DE MACEDO COSTA RODRIGUES
ADALBERTO TIBÚRCIO DE FARIAS
MATRÍCULA N°201002157587

O IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELO NECROCHORUME NO CEMITÉRIO PARQUE BOM JARDIM DA CIDADE DE FORTALEZA

1. Breve Conceituação sobre o Necrochorume e suas Conseqüências na Contaminaçãodo Solo e nos Lençóis Freáticos.
Necrochorume é um líquido humoroso liberado em quantidades equivalentes a 0,601/kg, o que corresponde a 30 a 40 litros para um cadáver com peso médio de 70 kg.Possui densidade 1,23g/cm³, porém é bastante solúvel em água, daí a preocupação com a proximidade de possíveis lençóis freáticos já que possui alta toxidade devido à (cadaverina e putrecina) e de agentespatológicos (bactérias e vírus).
2. Cemitério Parque Bom Jardim e a Contaminação das Áreas Urbanas pelo Necrochorume.
O Parque Bom Jardim está situado em um dos bairros mais populosos e violentosde Fortaleza-Ce, sendo administrado há 16 anos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza através da SER V – Secretaria Executiva Regional V.
O cemitério foi negligenciado durante muito tempo, somenteagora o distrito de meio ambiente da SER V está promovendo as adequações ambientais necessárias, já que a localização e operação inadequadas de cemitérios em meios urbanos podem provocar acontaminação dos mananciais, podendo criar impactos ambientais. Isto porque com a infiltração da água da chuva, o necrochorume que é bastante solúvel em água pode contaminar poços ou cisternas muito comuns nestaregião.
Amostras de água de poços situados ao redor do cemitério apontaram a presença de microorganismos capazes de causar: tétano, hepatite e infecções diversas. A falta de jazigos nossepultamentos era motivo de constantes reclamações e ações contra a prefeitura que desde o ano de 2004 vem promovendo reformas nas condições dos sepultamentos e de possíveis focos de contaminação.
3....
tracking img