Necessidades especiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ISAL-INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
CERLI TEREZINHA PIROLA SIMIONATO








A INSERÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR, COM ATIVIDADES DIFERENCIADAS DIRECIONADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA.
















GUARANIAÇU
2009
Cerli Terezinha Pirola Simionato











A INSERÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADESEDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR COM ATIVIDADES DIFERENCIADAS DIRECIONADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA.



Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial á obtenção do Certificado de Especialista no curso de pós – graduação em educação Especial. Instituto Superior do Litoral do Paraná - ISULPAR em parceria com o Instituto Superior deEducação da América Latina.
Orientadora: Professora Mestra Marileni Ortencio de Abreu Passos.














GUARANIAÇU
2009


DEDICATÓRIA



































Dedico este trabalho aos meus familiares, a todos aqueles que tiverampaciência e me auxiliaram em mais esta etapa de minha vida e aos alunos que participaram do nosso projeto de pesquisa.


Cerli T. Pirola Simionato












AGRADECIMENTOS


Agradeço a Deus por ter proporcionado-me saúde para desenvolver este trabalho.


A minha família por estar semprepresente nas horas de dificuldades.


Aos colegas de pós-graduação, pois juntos buscamos superar tantos anseios.


Aos alunos que participaram do nosso projeto de pesquisa.


Aos professores que nos orientaram neste momento e em especial a nossa orientadora.“(...) tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais”, na medida em que eles se desigualam".

(Rui Barbosa)



RESUMO

A pesquisa teve como objetivo estudar aspectos relevantes sobre a inclusão no âmbito escolar, através de umapesquisa bibliográfica e pratica direcionada ao ensino de matemática. Assim, a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais é uma tarefa complicada, porém deve ser uma atividade delicada e minuciosa. Este papel cabe a família, professores e profissionais responsáveis pela escola. Nesse sentido, família, escola e comunidade precisam estar em harmonia para que haja uma forma coerente dese conviver com a criança que tenha um distúrbio qualquer, ou que apresente alguma necessidade especial. Desta forma busca-se, com este trabalho, uma abordagem onde se possa entender e também encontra a melhor forma para que a inclusão aconteça. Com estudos da literatura especifica, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o intuito de se aprimorar os conhecimentos com relação ao tema emquestão. No desenvolvimento deste apresentam-se à inclusão no ensino regular e suas perspectivas, bem como o papel da família, as adaptações curriculares e sua atuação no contexto social.



Palavras-chave: Inclusão; Necessidades Educacionais Especiais; Ensino Regular; Família; Adaptações Curriculares; Matemática.















SUMÁRIO



INTRODUÇÃO............................................................................................................09

1 PERSPECTIVAS SOBRE A INCLUSÃO ..................................................................11

1.1 A INSERÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS no ENSINO REGULAR .......................................................................................................2...
tracking img