Necessidade da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: NECESSIDADE DA LEITURA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM

RESUMO
Este trabalho objetiva num primeiro momento, levantar dados bibliográficos que visem comprovar as implicações do processo de construção da leitura e consequentemente da escrita nos altos índices de repetência nas séries iniciais do ensino fundamental. A forma como aprendemos a ler na infância determina os usos que lhedamos na idade adulta. Se a ênfase é dada apenas à parte mecânica, será difícil, para o aprendiz perceber a gama de possibilidades e significados, julgando a leitura um meio para fins restritos. A leitura exerce um papel fundamental não só na pré-escola, mas também nas demais etapas do processo escolar pela parcela de responsabilidade na formação do leitor. A falta de leitura provoca problemas gravesna expressão escrita, dificultando o ensino-aprendizagem, por exemplo, da redação. O hábito de leitura, contudo, só consegue ter êxito se associado ao prazer, ao jogo e à arte, de modo que o leitor sinta-se motivado em contato com formas de comunicação que caracterizam a arte da palavra. Num segundo momento foi feita uma pesquisa na E. E. José Dias Pedrosa com o intuito de levantar dados paraanálise da prática em leitura, feita pelos professores da referida escola, e do suporte que o pedagogo escolar pode oferecer, no sentido de auxiliar a equipe docente no ensino da leitura.

I. INTRODUÇÃO
O processo de ensino aprendizagem da leitura é sem duvida, muito instigante e desafiador, tanto para o aluno como para o professor.
Adquirir a capacidade de ler significa sobretudo a condição decompreender um mundo que vai se mostrando cada vez maior e mais surpreendente. São nessas descobertas que alguns alunos apresentam mais dificuldades do que os outros.
O interesse pelo tema “Necessidade da leitura no processo ensino – aprendizagem”, surgiu durante a observação que venho fazendo ao longo de minha carreira, através da qual tenho percebido que a maioria dos alunos ainda não têmconsciência da importância, da necessidade da leitura em seu processo de aprendizagem, isto é, na maioria das vezes lêem por obrigação, lêem somente o que lhe é determinado, sem dar à leitura seu valor real, sem perceber a necessidade de ler; ler para buscar informações, conhecimentos, para enriquecer seu vocabulário, para visualizar palavras e perceber sua ortografia…
Esse desconhecimento sobre aimportância e a necessidade da leitura torna-se um entrave no processo de desenvolvimento do aluno, uma vez que ele não a vê como algo prazeroso, não se sente motivado a ler diariamente e espontaneamente, deixando para trás chances de vivenciar ricas experiências de enriquecimento.
A princípio atribuía este fato ao meio em que leciono: um meio rural, sem biblioteca e o ambiente familiar que nãoestimula a formação de leitores, uma vez que os alunos são originados de famílias de renda baixa e pais analfabetos ou semi-analfabetos. Mas hoje verifico que não é só o ambiente que influencia, pois farei esta pesquisa de estudo numa escola de zona urbana, onde há uma biblioteca vasta, um ambiente alfabetizador e estimulador muito maior, e o problema é o mesmo: os alunos não dão apreço à leitura.Segundo Murilo Avellar Hingel, ex-secretário da educação de Minas Gerais, “A leitura pode nos conduzir por tempo, lugares e acontecimentos que não são os nossos. A leitura é necessária para a construção da cidadania, para a formação de homens livres e aptos a participar da grande obra que é a humanidade.” (LIÇOES DE MINAS, 1999).
A educação recebe atualmente uma expressiva atenção por partedos governos. A erradicação do analfabetismo tornou-se um ícone do desenvolvimento e, por isso, uma forma de melhorar a imagem do país frente aos bancos internacionais. Para tanto, investem pesado, esforçam-se em matricular o maior número possível de crianças e evitar a evasão.
Nos países da América Latina, quase todos possuem mais de 70% de sua população infantil nas primeiras séries do Ensino...
tracking img