O processo de desenvolvimento do gosto e necessidade de leitura dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO
CAMPUS DE MARÍLIA








MARIANA PEIXOTO DA ROCHA














O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO GOSTO E NECESSIDADE DE LEITURA DOS EDUCANDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.










Trabalho de Conclusão de Curso da disciplinade Pesquisa Pedagógica, Profª Drª Luciana Aparecida de Araújo Penitente, Departamento de Didática Universidade Estadual Paulista – UNESP- Campus de Marília/ SP.












Marília
2011
RESUMO

Este projeto de pesquisa aborda a problemática do trabalho de leitura desenvolvida no espaço escolar tendo em vista o desenvolvimento da necessidade e gosto pela leiturados educandos nos anos inicias do ensino fundamental. Considera-se que o educador tem o papel fundamental de apresentar uma conduta de mediador de leitura no processo de formação da criança leitora. Nesse sentido, o desenvolvimento desta pesquisa visa compreender o papel do educador no processo de desenvolvimento do gosto e da necessidade de leitura dos educandos nessa idade escolar. A pesquisacaracteriza-se na abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, ou seja, será desenvolvida por meio de levantamento, seleção, leitura, documentação e análise de bibliografia específica sobre o tema. O educador pode ser o mediador no processo de leitura na escola, de modo a possibilitar a entrada dos educandos no mundo encantado da literatura infantil, resgatar e valorizar os princípios da infânciacaracterizados pela sensibilidade humana, poder de imaginação, fantasia, prazer e criatividade.


Palavras-chave: Leitura. Educador mediador. Formação da criança leitora.


INTRODUÇÃO

A leitura é elemento importante na formação e desenvolvimento da criança. É por meio da atividade de leitura que a criança descobre o mundo da imaginação, fantasia e criatividade e se percebe comosujeito pertencente a esse mundo mágico e real.
Ler é muito importante para formação da criança enquanto ser social, político, cultural e humano. Assim, desde pequena a criança deve ter contato com diversos materiais de leitura e sentir o gosto por essa atividade. Quando a criança ainda é muito pequena cabe a família fornecer materiais e incentivar o hábito da leitura. Mais tarde, na escola, acriança amplia os horizontes do mundo da leitura de maneira direcionada para os estudos a partir das orientações do professor.
Mas, na realidade constata-se que muitas crianças não são estimuladas a realizar, constantemente, atividade de leitura nem em casa pelos familiares e nem nas escolas pelos professores, portanto, não possuem o hábito ou gosto pela atividade de leitura.
Nessesentido, sabendo que a escola é o lugar de aprender ler e desenvolver o gosto pela leitura poderemos perguntar qual é o papel do educador no desenvolvimento do hábito da leitura na escola, especificamente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Será que educador pode, em sua prática pedagógica, desenvolver o gosto e a necessidade de leitura em seus alunos? Qual é o papel do educador no processo dedesenvolvimento do gosto e hábito de leitura dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental?
A presente pesquisa tem por finalidade buscar resposta para essas questões, uma vez que a leitura é fundamental para a formação da criança como ser pensante e crítico e a escola tem o dever de oferecer e desenvolver o hábito e o gosto das crianças pela leitura de forma lúdica e prazerosa. Portanto,considera-se que o papel do educador, no processo de desenvolvimento do gosto e necessidade de leitura dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, consiste em ser o agente mediador, estimulador e incentivador da prática de leitura dentro e fora da escola na formação leitora dos educandos.
Assim, o estudo dessa temática resulta de minhas vivências em escolas de Educação Infantil e de Ensino...
tracking img