Nbr 15575

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Técnico em edificações
Michel Roberto Macedo da silva
Prof.: Valdir Maffezzoli
Tema: NBR 15575

A NBR 15575 conhecida como a norma brasileira de desempenho de edifícios, ela estabelece o desempenho mínimo obrigatório para alguns sistemas, ao longo da vida útil de um empreendimento. Com isso, há a expectativa no meio técnico de que sua aplicação possa mudar a forma como as habitaçõesbrasileiras passarão a ser construídas. Ela é dividida em seis partes e cada parte com seu requisito e critério estabelecido, são elas Parte 1: Requisitos gerais, Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais, Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos internos, Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas, Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas, Parte6: Requisitos para os sistemas hidrossanitários.
A parte 1 refere-se às exigências dos usuários e aos requisitos gerais comuns aos diferentes sistemas, estabelecendo as diversas interações e interferências entre estes. Fala sobre quais as normas que estão relacionadas e que são indispensáveis a esse documento. Temos o desempenho estrutural onde vemos sobre o estado limite que é sobre as condiçõesa partir das quais a estrutura apresenta desempenho inadequado às finalidades da construção, sobre deformações que não comprometam a durabilidade da estrutura. Temos segurança contra incêndio que diz respeito a evitar o principio de incêndio evitando vazamento de gás e ter saídas de fácil acessibilidade. Sobre estanqueidade que é evitar umidade proveniente do solo e àquela proveniente do uso doedifício habitacional, pois essa acelera os mecanismos de deterioração e acarreta a perda das condições de habitabilidade e de higiene do ambiente construído. Também vemos sobre desempenho térmico q fala sobre as características exigidas para o usuário ter um conforto térmico e isso depende de vários fatores como fachadas, e pisos. Desempenho acústico que fala sobre a isolação acústica da habitaçãoa fim de evitar ruídos aéreos, também fala sobre o nível de tolerância de ruídos. Desempenho lumínico que refere se a alguns locais listados devem receber iluminação natural e quais os níveis mínimo exigidos de luz artificial em certas dependências.Durabilidade e manutenabilidade que refere se a durabilidade da habitação para que tenha um grande desempenho tem que haver um programa de manutençãocorretiva e preventiva. Funcionalidade e acessibilidade onde deve apresentar adequada organização dos cômodos e dimensões compatíveis com as necessidades humanas. Também temos os diversos tipos de avaliação referente aos desempenhos citados.




A parte 2 trata dos requisitos para os sistemas estruturais aplicáveis a edifícios habitacionais de até cinco pavimentos com respeito ao desempenhoestrutural, analisado do ponto de vista dos estados limites último e de serviço pelo método semi-probabilístico de projeto estrutural.
Nesta norma vemos a segurança estrutural onde deve atender a vida útil de projeto as diversas condições de exposição, prover segurança aos usuários sob ação de impactos, choques, apresentar um nível especifico de segurança contra ruína. A vida útil de projeto dosistema estrutural e os elementos que fazem parte do sistema estrutural, comprometidos com a segurança e a estabilidade global do edifício devem ser projetados e construídos de modo que sob as condições ambientais previstas na época do projeto. A fim de que seja alcançada a durabilidade projetada para a estrutura e seus elementos, deve ser previstas e realizadas manutenções preventivas sistemáticase, sempre que necessárias manutenções com caráter corretivo. Mostra testes que se pode fazer para saber a resistência dos projetos, como preparação de corpo de provas.
A parte 3 define os requisitos e critérios de desempenho que se aplicam aos pisos internos de um edifício habitacional de até cinco pavimentos, resumindo piso interno é um elemento interno à habitação, apoiado sobre o solo ou...
tracking img