Natureza e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

GILKA BELARMINA GOMES DE FARIA

HELLEN PAULA DE OLIVEIRA

IVONE FERREIRA DA SILVA BERNARDO

JOSIANA ROCHA DOS SANTOS

KEILA CRISTINA DE ARAUJO SILVA








GUIA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO
DA NATUREZA E SOCIEDADE

















CIDADE
2010
GILKA BELARMINA GOMES DE FARIA

HELLENPAULA DE OLIVEIRA

IVONE FERREIRA DA SILVA BERNARDO

JOSIANA ROCHA DOS SANTOS

KEILA CRISTINA DE ARAUJO SILVA









GUIA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO
DA NATUREZA E SOCIEDADE









Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino daNatureza e Sociedade, sob a orientação do professor Fábio Goulart de Andrade.
Tutor de Sala: Israel Carolino.
Tutora Eletrônica: Adriana Ruiz Galhardo Muniz











GOIANIA

2010

Tema 1: Estudo da Natureza e Sociedade de 0 a 3 anos

Introdução
De acordo com Léa Tiriba, o modelo capitalistavem desenvolvendo um desequilíbrio ambiental, desigualdade social e sofrimento pessoal. Assim, os espaços educativos são espaços favorecidos para aprender-ensinar porque é neste local onde as crianças colhem suas primeiras impressões do viver.
O educador precisa então, refletir sobre como educar uma criança alegre e solidária num mundo individualista, competitivo e destruidor dabiodiversidade. Ensinar a pensar o mundo e a compreender os processos naturais e culturais é pouco. Faz-se necessário que elas aprendam a preservá-lo e percebam que o homem faz parte da natureza.
Este é o papel e o desafio de uma educação para a vida, pautada nos preceitos do estudo da natureza e sociedade, que visa resgatar os melhores elementos da nossa tradição cultural, que nosajudem a inventar novos meios de viver, sentir e pensar a vida sobre a terra.

Atividade 1

Fundamentos teóricos – breve descrição
De acordo com o RCN da Educação Infantil, o estudo da Natureza e Sociedade com crianças inicia-se desde muito cedo, pois os pequeninos interagem facilmente com o meio ambiente, na construção de sua identidade e na identificação do grupo familiar e socialdo qual fazem parte. Além disso, os educandos nesta faixa etária manifestam curiosidade em se relacionar e conhecer outros seres vivos. As atividades devem ser práticas e significativas, envolvendo canções, jogos e brincadeiras.

Nome da atividade: Quem sou eu? Quem é o outro?
Objetivo(s):
• Trabalhar o esquema corporal.
• Perceber as principais características pessoais.
•Comparar as características pessoais com as características do outro.


Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas:
Pedir, inicialmente, que cada criança traga uma foto sua. Explorar oralmente as características pessoais e comparar as diferenças através da observação da foto do outro. Confeccionar um painel com as fotografias e expor na sala de aula. Usar o espelho para que cada um se observee perceba suas características pessoais. Para finalizar a atividade, usar a tinta guache para que cada aluno produza o seu “auto-retrato”. Expor os trabalhos na sala de aula.

Atividade 2
Nome da atividade: *Falando de Deus `as crianças.
Objetivo(s):
• Despertar nos alunos valores as serem praticados
• Informar a existência de um Deus criador, independente da práticareligiosa.

Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas:
As atividades serão realizadas através da audição de músicas e histórias que abordem a existência de Deus, ressaltando os princípios éticos e os valores necessários para boa convivência em no grupo social. Ao final da atividade, as crianças poderão desenhar sobre o que aprenderam e apresentar ao grupo seu desenho.
* O título da...
tracking img